Saúde  

Importante! Prostata sem cirurgia

Portugal pioneiro em tratamento da

Pedro LaranjeiraPRÓSTATA (Pedro Laranjeira)
HIPERPLASIA BENIGNA SOB A MIRA DE UMA INVESTIGAÇÃO INOVADORA

JÁ NÃO É PRECISO RECORRER À CIRURGIA

Quando se escreve sobre saúde, é costume referir a taxa de incidência das doenças na sociedade, quer em número de pacientes num determinado universo, quer na percentagem da população atingida. Este é um caso especial, porque a hiperplasia da próstata é um problema que não se situa dentro de margens percentuais:

atinge TODOS os homens, mais cedo ou mais tarde, é apenas uma questão de idade.

Sendo uma doença que só aparece em idades avançadas,
torna-se particularmente relevante numa ocasião em que a esperança de vida aumenta continuamente.
Mas vamos a números, no concreto:
A partir dos 60 anos de idade, a incidência é de 65% na população masculina; entre os 70 e os 80, sobe para 80%, entre os 80 e os 90 para 90% e a partir dos 90 o número é mesmo 100% – todos!
Trata-se, portanto, de um mal a que não se pode fugir.
Há que lidar com ele da melhor maneira, porque faz perder completamente a qualidade de vida, a dignidade e a hipótese de uma existência feliz.
Até hoje, todas as soluções implicavam sofrimento, mudança radical de hábitos, medicamentos extremamente caros para o resto da vida e a perda total da capacidade sexual.
Tudo mudou graças à iniciativa de um cientista português que, com investigação, descobriu uma forma de melhorar a doença, sem cirurgia, sem internamento hospitalar e sem alteração da actividade sexual ou até a sua melhoria.
Trata-se do Dr. João Martins Pisco, já pioneiro no tratamento de mulheres com fibromiomas uterinos, a quem cura sem cirurgia, permitindo a manutenção dos órgãos reprodutores e a capacidade de ter filhos.
Agora encontrou uma solução da mesma grandeza para os homens e é, neste momento, oúnico médico no Mundo a fazer este tipo de investigação. Na realidade é uma investigação que está a efectuar com excelentes resultados, pois nesta fase não se deve denominar de tratamento.
Tudo começou no início de 2009 e estão tratados até agora 65 pacientes, dos quais apenas um não obteve os resultados desejados. Isto equivale a uma taxa de sucesso de 98,5%, o que para uma nova terapia acabada de inventar é um número extraordinário.

(estes dados foram actualizados em 5 de Dezembro de 2010)

Dos 24 pacientes tratados com êxito, nove estavam algaliados e não podiam, portanto, ter relações sexuais. Todos renasceram para uma vida nova, com qualidade e um futuro em que podem agora confiar.
O primeiro doente que se quis submeter à investigação de Martins Pisco, para além do valor emblemático de ter sido o primeiro, adquiriu dimensão histórica no currículo e na memória do pioneiro português. Tratou-se de um seu amigo pessoal, de 78 anos de idade, que lhe confidenciou que estava numa fase de completo desespero por estar algaliado havia 3 meses e estar a chegar a um ponto em que já não aguentava mais aquilo em que a doença lhe transformara a vida. Foi tratado, abandonou por completo a medicação e telefonou, um ano depois, a comunicar, feliz, que ia ser pai: a esposa, de 39 anos, estava grávida.
Mas vamos a factos, quanto à doença e a esta nova investigação revolucionária que significa uma nova esperança para os homens – para todos os homens.

O QUE É A HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA

Com o avançar da idade, a próstata “incha”, aumenta de volume. Trata-se de uma proliferação adenomatosa, não maligna, que pode obstruir as vias urinárias inferiores. É o tumor benigno mais comum no homem.
Esta patologia pode começar a aparecer depois dos 40, mas normalmente isso só sucede por volta dos 60 ou mais; a partir daí, a incidência aumenta muito com o passar dos anos e acaba por ser inevitável a partir de uma idade avançada.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são a dificuldade em urinar, fazê-lo normalmente em pequenas quantidades e com uma vontade frequente, que muitas vezes leva os homens a levantar-se várias vezes durante a noite para ir à casa de banho. O jacto pode ser fraco e intermitente ou mesmo causar dor. Fica-se com a sensação de que a bexiga continua cheia. Por vezes há também perda de sangue.
Estes sintomas podem ocorrer isoladamente ou em conjunto. Quando a situação se agrava, pode chegar-se à retenção urinária, que leva o paciente ao hospital para que lhe seja introduzida uma sonda pela uretra, para esvaziar a bexiga.

DIAGNÓSTICO

Faz-se através de exames médicos, que podem ir do toque rectal à ecografia pélvica por via rectal, análises laboratoriais incluindo Urina II, Glicemia, Colesterol, Triglicerideos, Hemograma, V.S., Creatinina e Ureia, exame PSA (dosagem do antígenio prostático específico), para determinação de existência ou não de neoplasia.

MEDICAÇÃO

É a primeira fase de abordagem ao problema, quando não é ainda muito grave. Usam-se medicamentos, que por norma reduzem a potência sexual em mais de metade dos casos. São eles os antagonistas alfa1 (doxazosina, alfasusina e tamsulosina) e os inibidores da 5 alfa reductase (finasteride e dutasteride). Com o evoluir da patologia, avança-se para uma das várias soluções cirúrgicas que existem.

CIRURGIA

A mais comum é a “prostatectomia a céu aberto”, ou seja, a extracção cirúrgica da próstata. Existe também a “ressecção transuretral da próstata” (TURP), em que todo o procedimento é realizado pela uretra.
Outros métodos incluem cirurgia a laser, termoterapia, eletrovaporização, etc., mas com resultados que não se comparam aos das cirurgias clássicas.
As intervenções cirúrgicas estão frequentemente associadas a hemorragia, com necessidade de transfusão sanguínea.
A TURP está sempre associada a ejaculação retrógrada (o esperma vai para a bexiga) e a cirurgia clássica provoca igualmente e ejaculação retrógrada e impotência sexual numa grande percentagem dos pacientes.
Os números “oficiais” apontam para índices de impotência entre os 50 e os 60%, mas o Dr. Martins Pisco, após uma Conferência em que participou recentemente em Tampa, nos Estados Unidos, foi abordado por vários colegas americanos que lhe garantiram que os “números oficiais” eram falsos e que a impotência resultante da cirurgia era de cerca de 100%.

NÃO FAZER NADA

Quando não tratada, a HBP pode levar a graves complicações: cálculos na bexiga, infecções urinárias, insuficiência renal e retenção urinária, que obriga ao uso de algália.
Resolver o problema é sempre inevitável.

A NOVA DESCOBERTA

O CAMINHO DA ESPERANÇA

Trata-se de uma técnica de radiologia de intervenção, chamada “embolização” e que se aplica em determinadas artérias, conforma a doença. É o método que Martins Pisco utiliza já para curar fibromiomas uterinos em mulheres, embolizando-lhes as artérias que alimentam os miomas, e que agora encontrou forma de estender aos homens, para intervir na próstata.
“Embolizar” significa provocar a oclusão de um vaso sanguíneo, normalmente uma artéria, para diminuir o fluxo de sangue a um determinado local.
No caso da próstata, o seu aumento de volume depende de irrigação sanguínea. O que Martins Pisco faz é “entupir” as artérias que fornecem esse sangue, levando a que ela “mirre”, atrofia que surge uma vez interrompida a circulação sanguínea que a irriga.
O processo é rápido (e acredita-se nesta fase da investigação que é também duradouro) e a próstata é preservada, obtendo-se uma diminuição de volume que chegou já, nos casos tratados e no curto prazo desta terapia, a uma redução de 65% do tamanho original.
Conseguido isto, os sintomas melhoram ou desaparecem mesmo, a medicação é abandonada e a potência sexual mantida.
Esta técnica inovadora chama-se “embolização das artérias prostáticas” (EAP) e é uma nova resposta à Hiperplasia Benigna da Próstata. É minimamente invasiva, não comporta os riscos inerentes a qualquer outra forma de cirurgia e não requer anestesia geral.

. EMBOLIZAÇÃO DAS ARTÉRIAS PROSTÁTICAS .

Tudo começa com uma consulta prévia, exames e algum tempo de preparação, que inclui o abandono dos medicamentos tradicionais, durante alguns dias e até à intervenção.
Chegado “o dia”, o paciente apresenta-se no hospital com 4 horas de jejum, é preparado para o tratamento e conduzido à sala de intervenção, onde, sob anestesia local, pode acompanhar todo o processo através dos monitores que orientam os terapeutas.
É introduzido um cateter com 1,5 mm de diâmetro (comparável à agulha de anestesia de um dentista) numa artéria na zona direita da virilha, por onde é injectado um produto, que consiste em microesferas de plástico à base de polivinil álcool, que vai proceder à oclusão dos vasos sanguíneos que alimentam o lado esquerdo da próstata, passando-se então para a artéria que alimenta o lado direito. Em ambos os casos é preservada a permeabilidade das artérias pudendas internas, o que permite aos pacientes manter a potência sexual.
O evoluir do processo é acompanhado em monitores de uma aparelhagem sofisticada que orienta a equipa, podendo verificar-se, em tempo real, o entupimento dos vasos sanguíneos cuja oclusão se pretende.

Artéria ilíaca interna antes da embolização das artérias prostáticas, que já não são visíveis depois.

Todo o processo demora uma a duas horas, durante as quais o paciente mantém a consciência e pode visualizar o tratamento.

Volume da próstata antes e depois da embolização

Retirado cateter, está concluída a intervenção, sem dor nem perda de sangue.

DEPOIS DA EMBOLIZAÇÃO

Duas horas após a embolização, o paciente já pode ir à casa de banho pelo seu próprio pé e já urina sem dificuldade.
Três horas depois pode tomar uma refeição ligeira. Volvidas quatro a oito horas tem alta e regressa a casa, mesmo que more a centenas de quilómetros de Lisboa.
O período aconselhado de convalescença é de dois a três dias, mas a maior parte dos pacientes retoma as suas actividades no dia seguinte. Não deve, em qualquer dos casos, ficar acamado, devendo ter um dia normal da actividade física a que esteja habituado.
Na manhã após o tratamento, recebe um telefonema do médico, que volta a contactá-lo uma semana depois e o acompanhará durante três anos.
Todos os pacientes recebem o número de telemóvel do médico, que estará disponível 24 horas por dia.

RESULTADOS

Sem vasos sanguíneos, a diminuição do tamanho da próstata e dos nódulos adenomatosos faz-se gradualmente, verificando-se uma redução progressiva nos primeiros 3 meses após a embolização.
Os pacientes tratados afirmam uma melhoria da qualidade de vida e de estado de espírito, mais optimismo, melhor disposição para as actividades pessoais e profissionais, mais energia e mais espírito criativo. Testemunham ter passado a dormir com maior tranquilidade e alguns referem uma melhoria clara de potência sexual.

A QUEM SE DESTINA

Esta investigação está a ser prioritariamente direccionada por Martins Pisco para doentes com obstrução uretral aguda, hematúria refractária e doentes algaliados durante muito tempo (como era o caso de nove dos 25 já intervencionados), particularmente aqueles com indicação cirúrgica absoluta (retenção urinária, insuficiência renal secundária a obstrução prostática, hematúria, divertículo, litíase vesical) ou a doentes a quem uma patologia associada grave torne a cirurgia prostática num risco considerável.
Apesar da embolização ser minimamente invasiva, só deve, contudo, ser efectuado em pacientes com sintomas graves. Por tal motivo, todos os doentes serão avaliados por um urologista da equipa de Martins Pisco, o Professor Luis Campos Pinheiro.
Após o acordo do urologista, o paciente deverá efectuar um exame Angio-TAC Pélvica para avaliação dos vasos da pélvis e da próstata. A fim de evitar qualquer risco, a embolização só será realizada se aqueles vasos não estiverem muito envolvidos pela ateroesclerose.
A avaliação dos resultados da embolização é efectuada periodicamente pelo mesmo urologista. Por se tratar de uma investigação nova e não ainda de um tratamento standard, os resultados tem de ser avaliados periodicamente.
Constitui também uma solução para quem, por motivos religiosos (como é o caso das testemunhas de Jeová), não queira ser submetido a cirurgia ou a transfusões sanguíneas, que aqui não são necessárias mas são normalmente inevitáveis nas cirurgias clássicas.
Finalmente, é uma abordagem inovadora – e agora possível – ao problema dos doentes com diagnóstico de Hiperplasia Benigna da Próstata.

A QUEM NÃO SE DESTINA

Doentes já com diagnóstico de neoplasia próstática (cancro da próstata).
Doentes com aterosesclerose avançada ou grande tortuosidade dos vasos pélvicos, uma vez que não permite a cateterização eficaz das artérias.

MARCOS HISTÓRICOS

30-03-2009 – Realização da embolização no primeiro doente com HBP, homem de 78 anos de idade, algaliado havia 6 meses e que continua sem algalia.
14-01-2010 – Completa-se embolização em 18 doentes.
26-02-2010 – No Congresso do Patient Care apresenta-se pela 1ª vez a embolização como terapia para HBP.
16-03-2010 – No congresso do SIR, em Tampa, Estados Unidos, apresentam-se os primeiros resultados preliminares.
13-05-2010 – No Curso pós-graduado da SPRMN dá-se informação sobre a embolização na HBP.
10-06-2010 – Desloca-se a Lisboa um Radiologista de Intervenção Americano para observar a EAP praticada por Martins Pisco.
20-09-2010 – Procedimento oficialmente aprovado nos Estados Unidos.
29-09-2010 – Completa-se embolização nos primeiros 45 pacientes.
05-12-2010 – Atingido o número de 65 pacientes, com uma taxa de êxito de 98,5%.

(dados actualizados em 17 de Dezembro de 2010).

Deixe um comentário

108 comentários para “Importante! Prostata sem cirurgia”

  1. Joziane disse:

    Pessoal,
    A embolização prostática ainda é um procedimento experimental. Assim, acho importante que vocês saibam da possibilidade da ESTERILIZAÇÃO, provocada provavelmente pela exposição ao Raio-X.
    Meu marido passou por tal procedimento e ficou estéril. Tínhamos planejado uma inseminação, por isso ele tinha feito 2 espermogramas antes da cirurgia. Após a cirurgia, foi realizado novo espermograma que apresentou raros espermatozoides, e seis meses depois novo exame apresentou azoospermia. Passados 2 anos do procedimento, foi realizado novo espermograma que atestou novamente azoospermia. Ainda, importante salientar, que tal procedimento só diminui um pouco a urgência miccional e que a diminuição da próstata no caso dele, foi irrisória, o que provavelmente em breve terá que se submeter a novo procedimento que certamente não será embolização.

  2. sérgio Armentano disse:

    Boa tarde

    Sofro de hpb .em outubro fiz no Hospital das Clinicas em São Paulo ,a embolização da prostatra , porém ate agora ,ja em abril de 2017 ,6 meses ,não surtiu o efeito pretendido .Gostaria de saber se devo partir para outro metodo ,ou investigar o porque de não ter dado certo .

    Obrigado

  3. ⇒ Geraldo L. M Costa disse:

    Gostaria de saber onde poderia fazer este procedimento no Rio de janeiro

  4. ⇒ Neivaldo disse:

    Bom tarde…! Moro no Brasil e tenho 56 anos e não tenho filhos e gostaria de tê-los e por ter HBP foi me recomendado a raspagem, porém não gostaria de realiza-la agora na esperança de ainda gerar um bebê, visto que tal procedimento me retira a capacidade de ejaculação. Vendo alguns artigos aqui sobre embolização prostática achei que poderia ser bom para mim, porém tenho uma dúvida ainda. Os artigos que vi são de 2010 e não encontrei muita coisa a respeito depois disso e parece-me que somente 3 médicos no Brasil fazem tal procedimento. Porque a classe médica de modo geral não aderiu a esta técnica? Outra coisa que gostaria de saber é o valor de tal procedimento aí em Portugal, seria possível me informar quanto fica?
    Desde já, obrigado

  5. ⇒ Jurandyr Nunes disse:

    gostaria de fazer esta tecnica

  6. ⇒ Sérgio Marques disse:

    BOA NOITE. EU ESTOU INTERESSADO NESTA NOVA TECNICA,EMBOLIZAÇÃO DA PROSTATA, AQUI NO RIO DE JANEIRO ,QUAL CLINICA ESTÁ FAZENDO ESTA NOVA CIRURGIA?GRATO.

  7. ⇒ Jorge Barbosa disse:

    Tenho 73 anos, em 30JUN16, sofri retenção urinária aguda, na urgencia do Hospital fui algaliado, situação que se mantem.Fui medicado com COMBODART.Poderei ser submetido a esse tratamento, obrigado.

  8. ⇒ Jorge disse:

    Caro Dr. Pisco
    Gostaria de fazer a tal cirurgia. Tenho 43 anos, levanto-me várias vezes a noite para urinar. É muito incomodo e frustrante. Gostaria também de saber o custo da referida intenvenção cirurgica. Aguardo a sua resposta. Obrigado

  9. ⇒ João disse:

    Gostaria de fazer tal intervenção.

  10. Gostaria de saber onde encontro esse procedimento to sofrendo muito com prostatite cronica muitos remedios e não adianta de nada pode me ajudar por favor 46 99700876 muito obrigado mesmo…

  11. ⇒ Sérgio disse:

    Infelizmente a burocracia no serviço público ,apesar do HC fazer a nível experimental .desanima ,sugiro antes procurar orientação jurídica.

  12. ⇒ Ernesto Otsuki disse:

    Senhores(as), poderiam me indicar profissional aqui em Brasília / Distrito Federal – Brasil. Obrigado.

  13. Meu nome é Alexandre, eu tenho 46 anos e fui diagnosticado de HPB. Eu comentei com o meu médico, Dr. Renato Gagliardi (urologista), sobre o procedimento de EAP, mas ele me disse que esse procedimento é experimental e que não tem o tempo necessário ainda, para que ele me possa indicar. Porém, eu sou jovem ainda e não quero ficar tomando esses medicamentos pelo resto da minha vida. Atualmente eu estou fazendo uso do unoprost 2mg dose diária, mas preferia fazer esse procedimento, pois a minha potência ficou prejudicada por causa da HPB e nem com o medicamento isso mudou. Fiquei sabendo que no hospital das clínicas, em São Paulo, realiza esse procedimento e eu queria me candidatar para fazer. Tenho convênio da caixa de pecúlio de Santos SP e gostaria de saber se posso fazer através desse convênio?
    Obrigado

  14. ⇒ Genes João disse:

    Gostaria de ser submetido a esta intervenção. Qual o preço e como devo proceder? Existem comentários recentes de pessoas que já se submeteram a este procedimento?

    • ⇒ Kinya Katsuyama disse:

      Gostaria de me submeter essa tecnica, tenho 70 anos e HPB há 20 anos. Solicito como fazer para contato direto sobretudo para saber o custo da realização. Muito grato.

  15. ⇒ Paulo Ussuhi disse:

    Caro Dr. Pisco
    Desejo realizar esta cirurgia, moro no Brasil, e gostaria agendar consulta com respectiva cirurgia.
    Meu quadro e tenho próstata crescida benigna, com incontinência urinaria e sem ereção.
    Tenho diabete controlada.
    Tenho 69 anos, sou nissei.
    Gostaria saber custo e se possível realizar ainda em junho próximo, tenho acompanhado secesso deste
    procedimento, parabens.
    Aguardo com expectativa.
    Paulo Ussuhi
    celular 55+11-95396-0236
    email puusl@uol.com.br
    Sao Paulo – Brasil

  16. Moro em Taguatinga – centro Norte Distrito Federal. Gostaria de saber onde posso fazer esta cirurgia, pois, tenho 78 anos. qual é o custo financeiro da mesma e se posso faze-la por algum tipo de convênio. Obrigado pela atenção.

  17. ⇒ Antônio Rocha Fadista disse:

    BOA TARDE PREZADO DR. JOÃO MARTINS PISCO

    COMO NASCI EM 1940, ERA ESPERADO QUE UM EXAME DE URINA ACUSASSE UM PSA INDICANDO COM INCHASSO DA PRÓSTATA.
    UMA BIÓPSIA, NA QUAL FORAM RETIRADOS 7 FRAGMENTOS DE TECIDO DE CADA LOBO, MOSTROU QUE TENHO HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA.
    COM ISSO, A MINHA QUALIDADE DE VIDA E DIGNIDADE CAIRAM TOTALMENTE DEVIDO À INCONTINÊNCIA URINÁRIA E À IMPOTÊNCIA SEXUAL.
    GOSTARIA DE ME SUBMETER AO VOSSO TRATAMENTO DE EMBOLIZAÇÃÓ DAS ARTÉRIAS PARA REVERTER A PRÓSTATA AO SEU TAMANHO NORMAL.
    INFELIZMENTE NÃO POSSO VIAJAR A LISBOA PARA FAZER ESSE TRATAMENTO.
    O SENHOR PODERIA, POR FAVOR, INDICAR-ME AQUI NO BRASIL ALGUMA CLÍNICA OU HOSPITAL ONDE EU POSSA FAZER O TRATAMENTO?
    DESSE JÁ AGRADEÇO AO SENHOR POR SUA ATENÇÃO.

    ATENCIOSAMENTE
    ANTONIO ROCHA FADISTA

  18. ⇒ Sergio disse:

    Bom dia
    no Brasil existe esse tratamento? ,pois sofro do problema e meu médico sugeriu a cirurgia já que os medicamentos não surtiram o efeito desejado.

  19. ⇒ Silva disse:

    doutor boa noite também fazeis tratamento a mulheres que foram feitas histerectomia aguardo a sua resposta quero tanto ser mãe mi ajude.

  20. ⇒ Carlos disse:

    Prezados Senhores onde fica a clinica indicada para tratamento da Prostata,

    Grato,

    Carlos

  21. ⇒ Rodolfo Ribeiro Valadares disse:

    Tenho muita retenção de urina e vendo na internet, o comentário de emobilização de próstata, gostaria de receber informações como conseguir consultas e realização de aplicação.
    Agurdo resposta.
    Gostaria de saber se atende pela UNIMED nacional.
    Caso contrário, seja-me remetida o valor do custo de todo procedimento.

  22. ⇒ Paulo Ussuhi disse:

    Moro no Brasil e gostaria saber quais procedimentos devo fazer para fazer esta aplicação,
    e custos, se possível para segunda quinzena de fevereiro ou março/15. Indicação de hotel próximo, telefone, e-mail dados para contato. Meu celular 55 11 95396-0236
    Paulo Ussuhi
    passaporte FB252770

  23. ⇒ Dorotheu Ciupka disse:

    Boa tarde,

    Estou com hiperplasia benigna da Próstata e o médico já falou para pensar em uma cirurgia. A minha próstata estácom 73 cc. Estou tomando Dutasterida 0,5 mg pela manhã e Mesilato de Doxazosina 0,4 mg a noite. Gostaria saber mais a respeito e também quanto sairia o custo da embolização.

    Grato

    Dorotheu

  24. GOSTEI DA IDEIA GOSTARIA DE SABER MAIS A RESPEITO INCLUSIVE LOCAL ONDE FAZER,TELEFONE PRA CONTATO E VALOR DA APLICAÇÃO..GRATO

  25. Que Deus ilumine estas cabeças maravilhosas, só que precisa existir por conta do SUS.
    porque deve ser muito caro.

  26. ⇒ Abilio Jrsus Machado Couto disse:

    Soube atraves da tvi que o dr,Rodrigues trata de próstatas aumentadas,queria que desse o endereço do dr.pois que eu sofro dessa doença vou muitas vezes urinar de noite.por favor queria entrar em contato o referido medico obrigado Abilio Couto-

  27. ⇒ Geraldo de Abreu disse:

    Olá amigos, no Brasil este tratamento ainda está em fase de estudo e não esta disponível por não estar aprovado pelo sistema de saúde. Fiz consulta no Hosp. das Clínicas SP, o urologista que me atendeu não me recomendou, e ainda disse-me que este não é um tratamento definitivo e sim paliativo e só é indicado para casos muito grave. Procurei o Dr. Martins Pisco, enviei meus exames a ele, e após avaliação me recomendou que fosse fazer este tratamento. Se você que mais informações envie email para: martinspisco@hospitalsaintlouis.onmicrosoft.com, tenho certeza que ele vai estudar o ser caso. Abraços.

  28. Gostei o dessas infomačóees
    Também gostaria de saber se aqui em São Paulo já tem especialista nesse tipo dte tratamento

  29. ⇒ Ahmed Hadi disse:

    Por favor manda para me endreço e telefone do hospital

  30. ⇒ Robson disse:

    Boa tarde….

    Não consigo achar no Rio ou em Vitoria, profissionais que trabalhem com embolização da prostata, por favor alguem saberia me informar????

    Outra dúvida: alguém saber mais ou menos o valor deste procedimento.

    Grato
    Robson…

  31. ⇒ Aroldo c. Faria disse:

    MUITO ÚTEIS AS INFORMAÇÕES. GOSTARIA SABER SE EM GOIÂNIA EXISTE O TRATAMENTO.
    GRATO.

  32. ⇒ Nelson Bonifácio disse:

    Procuro especialista em embolização da próstata no Rio de Janeiro.
    Porém, não consigo encontrar. So encontro em São Paulo.
    Se for possível, por favor me informe.

    Grato

    n.boni

  33. ⇒ Guilherme Mendonça da Cunha disse:

    Meu comentário é igual ao de muitas outras pessoas: Gostaria de saber onde se faz embolização de próstata no Brasil.
    Parece que houve um comentário sobre realização de embolização de próstata no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Alguém pode confirmar? Se positivo, como conseguir marcar consulta?
    Grande abraço a todos,
    Guilherme

  34. ⇒ Renato disse:

    Onde se faz embolização de próstata com HPB no Brasil?

  35. Conforme comentário de certo leitor, as razões políticas e econômicas levam o CFM ocultar avanços científicos.

  36. ⇒ Celso disse:

    Gostaria de fazer esse tipo de cirurgia, pois estou fazendo pré operatório para cirurgia a céu aberto mas tenho receio se aguem souber onde posso fazer no rio ou são paulo informe-me por favor

  37. 25 de setembro de 2013.

    Prezados senhores: Gostaria de saber se no Rio de Janeiroou BH, já faz esse procedimento(embolização), se alguém souber por favor me comunique! gelsonlmoura@hotmail.com
    Obrigado. T.F.A. a todos, Gelson

  38. Estou com cirurgia marcada pq tenho 240 gramas de prostata e HPB desejo fazer essa embolização , tratamento criado po Dr. João Martins Pisco . e vou a Portugal se necessário, mas se já existir no Brasil , faria aqui. agradeço alguma indicação Geraldo

  39. ⇒ Janaína disse:

    Onde conseguir, por favor!!!

  40. ⇒ Lilian disse:

    MEU PAI TEM 73 ANOS E ESTA C UM PROBLEMA NA PROSTATA QUE ESTA IMPEDINDO DE URINAR E ESTA USANDO MEDICACAO E UMA SONDA, POIS JA FOI FEITA TENTATIVA MAS NAO DEU CERTO.O MEDICO DISSE QUE A CIRURGIA E INDISPENSAVEL A PROSTATA ESTA MUITO GDE E NAO VAI CEDER SO COM REMEDIO. O PLANO DE SAUDE É NOVO E HA A CARENCIA 6 MESES PCIRURGIA. NO SUS A FILA E GRANDE.ONDE POSSO COTAR VALOR DA CIRURGIA? CASO POSSIVEL GOSTARIA DE RECEBER MAIS DETALHES PARA A REALIZACAO DO PROCEDIMENTO E CUSTO. OBRIGADA

  41. ? Eduardo disse:

    Prezados Srs.
    Eu li na internet que o Hospital das Clinicas de São Paulo, está realizando este procedimento.
    Procurem o telefone do hospital e perguntem sobre o assunto.
    Que Deus abençoe voces.

    Eduardo

  42. ? Roger de Sena disse:

    Prezados Srs.,
    Também tenho interesse na resposta ao questionamento do senhor Newton, de 7 de abril de 2013.
    Cordialmente,
    Roger.

  43. ? Newton dos Santos Silva disse:

    Prezados Senhores:

    Fui acompanhado por urologistas durante muitos anos. O diagnóstico era sempre o mesmo HPB.
    Nunca me passaram medicamento para retardar o processo. Só diziam que quando começasse a causar retençao ou incontinência urinjária graves será preciso cirurgia.
    Também nunca me falaram sobre embolização da próstata como alternativa não cirurgica para curar a HPB. Hoje ja estou com HPM ou neoplasia de próstata e não tenho como escapar da cirurgia, se eu soubesse teria feito. E hoje estou sabendo que a prostatectomia radical causa impotência sexual em 100% e os médicos mentem para não deprimir o paciente e para que eles não corram para radioterapia em massa, perdendo o medo dos seus efeitos colaterais e dos seujs riscos. Onde se faz embolização de próstata com HPB no Brasil?

  44. ? Jaime Bernardes disse:

    TENHO HPB. GOSTARIA DE FAZER O TRATAMENTO CIRURGICO. ONDE FAZER O PROCEDIMENTO NO RJ? grato JAIME

  45. ? Leonel Moniz disse:

    Existe algum médico ou hospital que aplique essa técnica no Brasil ?

  46. ? Alberto Machado disse:

    Quero saber se esse procedimento já está sendo aplicado no Rio de Janeiro? Em que hospitais e clínicas? Custo aproximado?

  47. ? Geraldo Penha disse:

    Sr. Roberto Filinto, obrigado pela indicação de que em SP no HC a custo zero se faz a EAP. O Sr. saberia dizer se em Goiânia -GO tem este tipo de tratamento? Att

  48. ? Elbo Amaral disse:

    Quero saber se esse procedimento já existe no rio de janeiro – rj e o custo aproximado.
    Grato

  49. Bom dia Gostaria de saber se tem algum lugar no Brasil que realiza está cirurgia?
    Achei bem interessante. Tenho casos na minha familia de pessoas que vão passar por cirurgias.

  50. ? Roberto Filinto disse:

    Curioso!!!
    Pesquisando a Internet a procura de informacoes sobre essa tecnica chamada EAP, descobri que apareceram dois supostos autores dessa tecnica. O Dr. Joao Martins Pisco e de um medico brasileiro. Veja o texto abaixo:

    No ano de 2007, o medico brasileiro Dr. Francisco Cesar Carnevale inicia na Universidade de Harvard (EUA), junto de um grupo de médicos pesquisadores norte-americanos, um estudo experimental em cachorros com o objetivo de avaliar a viabilidade, eficácia e segurança da embolização das artérias da próstata com microesferas calibradas. Os animais eram submetidos à embolização e tinham suas próstatas avaliadas por meio de tomografia computadorizada. Os resultados foram muito satisfatórios, comprovando a eficácia e diminuição do tamanho da próstata dos animais em aproximadamente 40% após o procedimento

    Hoje em dia, 16/jan de 2013 o Dr. Carnevale no Hospital das Clinicas de São Paulo – Brasil aplica regularmente essa tecnica a custo zero para os pacientes.

  51. ? Euridice Gagno disse:

    Gostaria de contacto saber valor da cirurgia como manter contato se existe hospital que faz a cirurgia aqui no brasil
    Tenho a prostata bastante almentada….. grato.

  52. ? Yolanda Castilho disse:

    Gostaria de saber , se existe equipe médica e telefones de contato deste tipo de tratamento no Rio de Janeiro ou , se não tiver ao menos no Brasil, São Paulo para fazer contato desta técnica tão revolucionária.
    Gostaria, também,se possível, de ter uma idéia aproximada do custo do tratamento.
    Grata
    Yolanda Castilho

  53. Estou numa situação aflitiva, estou com uma algália, estou a urinar muito sangue, Senhor Doutor Martrins Pisco, por
    FAVOR ajude-me!

  54. ? Victor Bacellar disse:

    Por favor, preciso fazer uma consulta urgente com um médico que realize esse novo procedimento no Rio de Janeiro. Está muito difícil até para urinar. No aguardo, Bacellar.

  55. ? Jose da Fonseca Saraiva disse:

    Gostaria de saber qual a clinica/medico aqui no rio de janeiro, que estao fazendo estes procedimentos.

  56. Séra a revulução para os homen no mundo precissamos muito deste tipo de ajuda.

  57. gostariia de saber a onde no brasil poço procurar o tratamento pode ser em Sâo Paulo ou Rio de janeiro

  58. ? Fausto Amaral de Barros disse:

    ALVÍSSARAS!…

  59. ? Jaime Mariano da Costa disse:

    TENHO HPB. GOSTARIA DE FAZER O TRATAMENTO CIRURGICO. ONDE FAZER O PROCEDIMENTO NO RJ? grato JAIME

  60. ? Jaime Mariano da Costa disse:

    TENHO HPB. GOSTARIA DE FAZER O TRATAMENTO CIRURGICO. ONDE FAZER O PROCEDIMENTO NO RJ?

  61. ? Zeno Marques disse:

    ESSE PROCEDIMENTO ALIVIA OS HOMENS DE HOJE, QUE JÁ PODEM RESOLVER OS PROBLEMAS, LIGADOS À PRÓSTATA, SEM RECORRER À CIRURGIAS!
    PARABÉNS A TODA EQUIPE MÉDICA, CAPITANEADA PELO DR. PISCO.
    COMO SABER ONDE FAZEM TAL PROCEDIMENTO, NO BRASIL E PORTUGAL?
    AGRADEÇO E AGUARDO RESPOSTA, O PRÓPRIO.

  62. ? Zeno Marques disse:

    ESSE PROCEDIMENTO ALIVIA OS HOMENS DE HOJE, QUE JÁ PODEM RESOLVER OS PROBLEMAS, LIGADOS À PROSTATA, SEM RECORRER À CIRURGIAS!
    PARABÉNS A TODA EQUIPE MÉDICA, CAPITANEADA PELO DR. PISCO.
    COMO SABER ONDE FAZEM TAL PROCEDIMENTO, AQUI NO BRASIL E EM PORTUGAL?
    AGRADEÇO E AGUARDO RESPOSTA, O PRÓPRIO.

  63. ? Antonio Carlos Coutinho disse:

    sou portador de HPB, minha próstata pesa 107g, constatado desde os 40 anos, hoje tenho 61 anos, tomo vários medicamentos, venho postergando uma cirurgia, meus problemas são todos aqueles típicos do caso. Gostaria de me submeter a uma embolização. A quem ou onde procuro?
    Moro no ES, não conheço nenhuma referencia no caso. Agradeço qualquer tipo de ajuda.

  64. ? Louri Klemann disse:

    Este procedimento já é realizado no Brasil? Onde? Enfim, qual a possibilidade de se submeter a este tratamento?

  65. Por favor, informem se este procedimento já é feito no Brasil. Existe em SP o Hospital do Homem, podem me informar se eles fazem este procedimento?

  66. ? Ana Celia Carvalho Leão disse:

    MEU PAI SOFRE DE DPOC EM ESTAGIO AVANÇADO,E FOI SONDADO PERMANENTEMENTE.GOSTARIA DE SABER SE ELE PODE SER SUBMETIDO A ESSE TRATAMENTO,E,SE SIM,ONDE O ENCONTRAMOS. OBRIGADA DESDE JÁ!

  67. ? Edison Rangel disse:

    Onde obter informação para se realizar este procedimento no Rio de Janeiro. No aguardo,

  68. ? Sergio disse:

    Gostaria de saber a mesma informação de todos acaima; onde no Brasil, se faz a referida cirurgia

  69. ? Armindo disse:

    Boa Noite! Gostaria de saber se existe hospital ou clínica no RJ ou outra cidade que façam este procedimento. Favor informar local, endereço, telefone, nome do médico e custo da intervenção. Grato

  70. ? Epaminondas disse: disse:

    Gostaria de saber onde no Brasil faz esse procedimento

  71. Qual o custo aproximado desse procedimento?

  72. ? Naiane disse:

    Oi gostaria de saber se em Brasília ja esta disponível para fazer esse tratamento, como devo fazer p entrar em contato. e o valor do tratamento? grata!

  73. Seria de grande valia poder contar com uma tecnica destas no rio de janeiro

  74. ? Saint-clair disse:

    Qual o custo aproximado desse procedimento?

  75. ? Asl disse:

    No Brasil tem a clinica carnevalle, no google o sr. Encontrará o endereço, em SP

  76. ? Mariza Aguiar Rodrigues disse:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber aqui no Brasil onde é possível fazer esta intervenção e qual médico devemos procurar. Obrigada pela gentileza de informações. Excelente reportagem.
    Mariza Aguiar Rodrigues

  77. ? Nilson da Silva disse:

    Gostaria de indicação de algum medico no Brasil que ja esteja usando esta tecnica para que eu entre em contato !
    grato

  78. ? Moyses Moura disse:

    gostaria de saber se em minas gerais ja esxiste este procedimento obrigado espero resposta

  79. ? João de Carvalho disse:

    Gostaria de como tantos pacientes acima relacionados, saber se este procedimento já está sendo realizado no Brasil e se há cobertura pro plano de saúde.

  80. ? Cesar Vieira disse:

    Gostaria de saber se no Rio de Janeiro tem algm medico, ou Hospital que ja esteja usando esta tecnica?
    Grato

  81. ? José Carlos disse:

    Há clinicas em Brasília/DF que efetua esse procedimento?

  82. ? Paolo Oliveira do Nascimento disse:

    Gostaria de saber se existe no brasil especificamente na Bahia algum hospital ou medico credenciado para fazer este tipo de procedimento.sou diabetico e tenho o hpb medindo atualmente 34 cm dentro da disponibilidade gostaria de saber o valor do tratamento,pois as vezes fico decepcionado por falhae na relaçaõ com minha esposa pois na há uma erçao perfeita.

  83. ? Antonio Felte Menezes disse:

    Desejo saber se este prosedimento esta disponivel em aracaju e a onde

  84. ? Adilson disse:

    Gostaria de saber onde no Brasil e feito e qual o preço.

    Muito obrigado.

  85. ? Francisco José de Souza disse:

    GOSTARIA DE SABER VALOR APROXIMADO DA INTERVENÇÃO. TENHO PROSTATA COM 84 gr, 59 ANOS, VENHO SENDO ACOMPANHADO POR UROLOGISTA, NÃO HÁ INDÍCIO DE CANCER, PSA 3,4, CIRURGIA JÁ MARCADA PARA AGOSTO. GRATO.

  86. ? Lírio Augusto disse:

    Bom dia! tenho 62 anos e tenho hiperplasia benigna da próstata com tamanho aproximado de 89cm3. “Ecografia feita em 09/03/2012”. Gostaria de saber se tem Hospitais no Brasil que fazem cirurgia de embolização da próstata.

    Ou o endereço e telefone do Hospital Saint Louis, em Lisboa.
    Há, como entro em contacto com o Dr. Martins Pisco

    Desde já agradeço!

    Att,

    Lírio Augusto

  87. ? Marciano de Almeida disse:

    Onde no estado de são paulo pode sw fazer essa cirurgia.muito obrigado

  88. ? Ana Silva Sarmento disse:

    Gostaria de saber se esta tecnica está disponível no Espírito Santo em clínicas particulares e qual o seu custo.

  89. ? Maria do Socorro Barros disse:

    Meu esposo tem 74anos e sofre de HBP . gostaria de saber com faço para fazer este tratamento da embolização,ja que morramos em aracaju-se,estamos procurando ja muito tempo.se possivel diga com fazer a aconsulta e o tratamento ou se temos algum medico aqui no nordeste. ateciosamente: maria do socorro barros

  90. ? Waldir Sidney Camarero disse:

    O artigo me parece excelente,todavia tenho pesquisado para saber,aonde e em que hospital ou centro de urologia,este metodo está sendo aplicado ou mesmo que medico esta usando o mesmo´.

  91. ? Jorge Sanchez disse:

    Gostaria de saber se há lugar no Brasil, especificamente no Rj. onde se possa realizar o tratamento e o seu ncusto. Jorge Sanchez

  92. ?Tamer Erik disse:

    Parabéns pelo artigo, claro e muito elucidador, peço, por favor nos informe o preço total desta intervenção, se puder,
    e também a possibilidade de conseguir esta intervenção,

    muito obrigado

  93. ? Paulo disse:

    Onde fazer este procedimento no Brasil? Grato!

    • ? Valter Pinheiro disse:

      Estou usando sonda a 40 dias e estou sendo aconselhado a fazer a rtup urgentemente. peço que me informem se tem aqui em brasilia esse metodo ou no brasil aonde por favor obrigado

      • ⇒ Joares Dias de Carvalho disse:

        Boa tarde gostaria de saber como consigo avaliar meu caso, para uma possível embolização,