Ibope: Dilma tem 50%; Serra, 27%, e Marina, 13%

 Edson Sardinha – congressoemfoco.com.br

Pesquisa divulgada hoje (29) pelo Ibope mostra a candidata do PT Dilma Rousseff na liderança da disputa pela sucessão presidencial com 50% das intenções de voto. O tucano José Serra aparece na segunda colocação, com 27%. A senadora Marina Silva, do PV, vem a seguir, com 13% da preferência dos entrevistados. Os demais candidatos somaram 1%. O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os votos nulos e brancos totalizaram 4%, mesmo percentual atingido pelos que declararam ainda não saber em quem votar para presidente. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Com esses números, Dilma poderia ser eleita em primeiro turno.

Na pesquisa espontânea, aquela em que não é apresentada ao entrevistado a lista de candidatos, Dilma lidera com 44%, José Serra tem 21%, e Marina, 10%. O presidente Lula, que não concorre este ano, foi apontado por 1% das pessoas ouvidas. Nulos e brancos somaram 5%. Outros 18% se declararam indecisos.

Os dados levantados pelo Ibope na pesquisa estimulada são praticamente os mesmos registrados pelo instituto em levantamento divulgado no último dia 24. Dilma tinha 50%; Serra, 27%, e Marina, 12%. As variações do tucano e da senadora ficaram dentro da margem de erro.

O Ibope também levantou as intenções de voto para um eventual segundo turno. No confronto entre Dilma e Serra, a petista aparece com 55% das intenções de voto e o tucano, com 32%. Dilma aparece 56% da preferência na disputa com Marina, que fica com 29% das intenções de voto, segundo o instituto. Serra teria 43% e Marina, 35%, caso os dois se enfrentassem hoje numa eventual segunda rodada de votação, de acordo com o Ibope. O instituto ouviu 3.010 eleitores em 191 municípios brasileiros entre os dias 25 e 27 de setembro.

Deixe um comentário