Ibope: Dilma e Serra empatam pela primeira vez

Por Fábio Góis – congressoemfoco.com.br

Pela primeira vez, uma pesquisa Ibope aponta empate entre os principais pré-candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), desde o início da corrida presidencial. Encomendado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, o levantamento mostra ambos empatados com 37% das intenções de voto, enquanto a candidata do PV, Marina Silva (AC), aparece com 9% das preferências.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa mostra evolução de 5 pontos percentuais de Dilma, e três de retração de Serra, em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto.
 
O estudo também mostra que 8% dos candidatos ainda não definiram voto, e 9% declararam que votarão em branco. Essa foi a primeira pesquisa realizada pelo Ibope depois do início das propagandas políticas em rádio e TV, exibidas por PT e DEM.
 
Nas pesquisas mais recentes, Dilma avançou significativamente em relação ao tucano: segundo a pesquisa divulgada pelo CNT-Sensus divulgada em fevereiro deste ano, Dilma teve 27,8% das intenções de voto contra 33,2% do ex-governador de São Paulo, configurando empate técnico.

No último levantamento Ibope, produzido em abril, Serra liderava com 40% das preferências, enquanto Dilma já apresentava evolução com 32% e Marina permanecia com 9%.

Já o Instituto Vox Populi, em pesquisa divulgada em 15 de maio, mostrou que Dilma ultrapassou o oponente pela primeira vez e registrou 38% das preferências, contra 35% de Serra.

A pesquisa excluiu das estatísticas o nome do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), que anunciou em abril sua desistência do pleito presidencial. Também não foram considerados pré-candidatos com menos de 1% das intenções. O levantamento – primeiro levantamento encomendado pela TV Globo e pelo jornal paulista neste ano – foi feito entre 31 de maio e 31 de junho em 141 municípios do país. Foram entrevistados 2002 eleitores.

2º turno

Na simulação de segundo turno, novo empate entre Dilma e Serra, com 42% das preferências, enquanto brancos e nulos somaram 9%, e 7% preferiram não responder. Os pesquisadores avaliam que Dilma herdaria mais votos de Marina Silva do que o candidato tucano (40% contra 32%).

Já os eleitores que votariam branco ou nulo no primeiro turno repassariam mais votos para Serra, segundo os analistas do Ibope: 17% votariam em Serra, enquanto apenas 6% na candidata petista.

O Ibope também registrou a avaliação do governo Lula, que recebeu nota média de 7,8 dos eleitores: 75% dos entrevistados o consideram ótimo ou bom, enquanto 20%  o consideram ruim e 5% o consideram péssimo.

Deixe um comentário