Ibope: com 51%, Dilma vence Serra já no 1º turno

Por Fábio Góis – congressoemfoco.com.br

A chamada “onda vermelha” não para de se espraiar. Em nova rodada de números da pesquisa Ibope, a presidenciável petista Dilma Rousseff abriu 24 pontos percentuais de vantagem para seu principal oponente, o tucano José Serra. Segundo o instituto, Dilma tem agora 51% das intenções de voto, enquanto o candidato do PSDB registra 27% das preferências.

Candidata do PV, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva é escolha de 7% dos entrevistados. Os demais postulantes, entre eles Plínio Sampaio (Psol), somam 1%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa, divulgada na manhã de hoje (sábado, 28), a candidata do PT venceria Serra já em primeiro turno, desde que considerados apenas os votos válidos (com exclusão de votos em branco, nulos ou indecisos). Por este critério, Dilma alcançaria 59% das intenções de voto. Já em um hipotético segundo turno, Dilma bateria Serra por 55% a 32%.

Na pesquisa Ibope anterior, com dados reunidos entre 12 e 15 de agosto, Dilma já havia registrado tendência de crescimento e marcou 43%. Serra e Marina obtiveram, respectivamente, 32% e 8% na ocasião.

Os novos registros do Ibope foram obtidos junto a 2.506 entrevistados de 171 cidades brasileiras, em trabalho realizado entre 23 e 28 de agosto. Encomendada em conjunto por TV Globo e jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 26139/2010.

Deixe um comentário