Saúde  

HPV atinge mais da metade dos brasileiros com idades entre 16 e 25 anos

.
A prevalência estimada de HPV (papilomavírus humano) entre os jovens brasileiros com idades entre 16 e 25 anos é de 54,6%. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 27, pelo Ministério da Saúde. Os resultados ainda são preliminares e produzidos por meio de estimativas.

Leia também: Meninos começam a ser vacinados contra HPV

A pesquisa revelou ainda que 38,4% dos casos são de tipos de alto risco para o desenvolvimento de câncer. Há mais de 200 subtipos diferentes de HPV, mas apenas alguns subtipos de alto risco estão relacionados a tumores malignos.

O vírus é transmitido principalmente por meio de relações sexuais, mas também pode ser disseminado pelo sangue, roupas ou objetos contaminados, pelo beijo e durante o parto, e causa feridas principalmente na região genital.

O estudo conta com a participação de 5.812 mulheres e 1.774 homens com idades entre 16 e 25 anos. O grupo passou por entrevistas e realizou exames. A pesquisa inclui dados de 119 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Centro de Testagem e Aconselhamento das 26 capitais e do Distrito Federal.

Alguns municípios ainda não concluíram as coletas, o que pode alterar a porcentagem até o fim do estudo. O relatório final deve divulgado em março do próximo ano.

A coordenadora do estudo, Eliana Wendland, ressaltou que “todo mundo passou pela coleta, mas uma parte ainda não foi analisada. Esse dado pode ter uma pequena variação não maior que 2 pontos percentuais, é isso que a gente estima. De qualquer maneira, é um número muito alto, mesmo se for de 54% para 52%”.

 

Fonte: Opinião&Notícia

Deixe um comentário