Mundo  

Hillary Clinton: ‘Lula está escalando uma subida íngreme’

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

A Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, ilustrou o ceticismo da opinião dos EUA em relação à iniciativa brasileira de negociação com o Irã.

Hillary afirmou que o presidente Lula está escalando uma subida íngreme e que é difícil conseguir obter qualquer resposta positiva durante a sua visita a Teerã, neste fim de semana.

Lula pretende pressionar os líderes do Irã a retomar a proposta de que o Irã iria enviar urânio pouco enriquecido para o exterior e receber um maior grau de urânio em troca — um plano que não deu em nada desde que foi lançado, em outubro.

Os Estados Unidos e alguns de seus aliados acusam o Irã de tentar usar seu programa nuclear civil como disfarce para desenvolver armas nucleares. Enquanto isso, o Irã nega, dizendo que seu programa é apenas para gerar eletricidade.

O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse para Lula, em Moscou, que o brasileiro tinha uma chance de 30%, na melhor das hipóteses. Lula, ao contrário, confiou em seu poder de negociação e afirmou que as chances de sucesso estão em 9,9, numa escala de um a 10.

“O intercâmbio entre o presidente Lula e o presidente Medvedev em Moscou ilustra o morro que os brasileiros estão tentando escalar”, disse Clinton a jornalistas durante uma coletiva de imprensa com o ministro britânico, William Hague.

Deixe um comentário