Gabas defende mudança no cálculo da aposentadoria

.

Luis Blanco: DD Sao Paulo/SP - 19 de Fevereiro de 2015 - MINISTRO DA PREVIDENCIA SOCIAL Entrevista com o Ministro da Previdencia Social Carlos Eduardo Gabas ( PT ) que comentou assuntos ligados ao INSS. Foto: LUIS BLANCO /DIARIO SP.
“Em média, a expectativa de vida chega a 84 anos e a idade média da aposentadoria por tempo de contribuição é de 54 anos. Então, o cidadão fica 30 anos, em média, recebendo aposentadoria. Não há sistema que aguente”, afirma o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas; segundo ele, o governo deve rever o fator previdenciário: “O fator previdenciário é ruim porque não cumpre o papel de retardar as aposentadorias. Agora nós precisamos pensar numa fórmula que faça isso e defendo o conceito do 85/95 como base partida. As centrais concordam com isso”, diz ele; o sistema soma a idade do tempo de serviço – 85 para mulheres e 95 para homens

O governo estuda aplicar mudanças na fórmula de aposentadoria. É o que revela o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas: “O fator previdenciário é ruim porque não cumpre o papel de retardar as aposentadorias. Agora nós precisamos pensar numa fórmula que faça isso e defendo o conceito do 85/95 como base partida. As centrais concordam com isso”, disse ele em entrevista ao ‘Estado de S. Paulo’. O esquema proposto soma a idade do tempo de serviço – 85 para mulheres e 95 para homens.

Deixe um comentário