FMI reduz previsão do PIB brasileiro de 2014 para 0,3%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) tornou a reduzir a estimativa de crescimento do Brasil para 2014 e 2015. O órgão reduziu a previsão de crescimento deste ano de 1,3% para 0,3%, e a do ano que vem de 2% para 1,4%.

.

timtOs dados fazem parte do relatório Panorama Econômico Mundial, divulgado pelo FMI a cada três meses. Na análise do órgão, a redução da previsão brasileira para 2014 foi a maior entre as maiores economias do mundo. Segundo o relatório, o Brasil deve crescer abaixo da média de 1,8% prevista para os países desenvolvidos, e bem menos que a média de 4,4% estimada para os países emergentes.

O PIB brasileiro de 2014 só será maior que o da Rússia, que por conta dos conflitos com a Ucrânia tem uma previsão de crescimento de apenas 0,2%. O economista chefe do FMI, Olivier Blanchard, citou como principais fatores da redução da previsão a desaceleração do investimento e a diminuição do consumo das famílias.

“Competividade fraca, baixa confiança empresarial e condições financeiras mais apertadas afetaram o investimento, enquanto a moderação em curso do emprego e do crescimento do crédito têm pesado sobre o consumo”, diz o relatório.

O texto prevê ainda uma retomada moderada na atividade em 2015, “uma vez dissipada a incerteza política em torno da eleição presidencial deste ano”. Contudo, o órgão afirma que a inflação permanecerá do teto da meta de 6,5%.

Deixe um comentário

Um comentário para “FMI reduz previsão do PIB brasileiro de 2014 para 0,3%”

  1. ⇒Johne563 disse:

    Because here is a list of multiplayer games is that the leave was asked eedccaceebec