FMI diz que Brasil precisa de reformas para atingir potencial

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Reformas dos gastos do setor público e na previdência social foram apontadas como mudanças necessárias.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) avaliou que o Brasil precisa realizar reformas estruturais para atingir seu potencial. A conclusão foi divulgada pela diretoria-executiva do FMI, nesta quinta-feira, 5, após a revisão anual da economia.

Reformas dos gastos do setor público, mudanças no sistema de aposentadoria e previdência social foram apontadas como mudanças necessárias para que o Brasil atinja “todo o seu potencial”.

Para o FMI, as reformas estruturais devem objetivar ampliar a produtividade e a competitividade, além de serem medidas para ampliar a poupança interna. A diretoria do órgão avaliou positivamente a política monetária do governo e afirmou que  o regime de taxa de câmbio flexível tem sido útil ao país.

“Embora reconhecendo a necessidade de taxação temporária das entradas de capital para investimento de carteira, a Diretoria sugeriu analisar uma estratégia de longo prazo que combine aperto na política fiscal, taxas de juros mais baixas e medidas prudenciais”, de acordo com a nota.

O Brasil superou a crise mundial mais rápido

O FMI também afirmou em nota que o Brasil superou a crise mundial “mais cedo e mais rapidamente do que a maioria das outras economias”. Além disso, destacou o “sólido quadro macroeconômico” do país. O órgão reafirmou a previsão de crescimento de 7,1% no PIB para 2010.

Deixe um comentário