Brasil  

FBI apresenta ao governo do Rio ferramenta virtual para segurança

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um centro virtual de troca de informações norte-americano foi apresentado hoje (14) no Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio às autoridades da área de segurança pública do Rio de Janeiro. O Comando Central de Informação Virtual (Virtual Command Center) é uma ferramenta online, oferecida gratuitamente pela Polícia Federal dos Estados Unidos (FBI), que permite troca de informações sobre segurança.

Existem cerca de 150 mil centros em todo o mundo, em mais de 20 países. O representante do FBI no Brasil, David Brassanini, explicou que os países são convidados a usar a plataforma, por meio de uma senha. Os servidores ficam nos EUA, mas as informações podem ser acessadas em qualquer lugar e hora pelos usuários, de forma restrita. Os textos são traduzidos para a língua local.

“Todas essas informações são acessíveis com segurança a essas pessoas que podem saber o que está acontecendo e ter uma reação mais rápida, ágil e efetiva. Estamos sendo pró-ativos. Estabelecido esse centro de comando ele pode ser acessado de qualquer lugar do país, usamos [as informações] recentemente no terremoto no Chile. O intuito é a colaboração”, disse Brassanini.

O governo norte-americano estima que, até agosto, mais de 3 mil senhas sejam distribuídas às autoridades brasileiras. O centro virtual de informações do FBI também poderá ser usado na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, que ocorrerão no Brasil.

Agentes norte-americanos vão ajudar na preparação dos centros de informação, e a expectativa do FBI é que a ferramenta seja implantada em toda a América do Sul. Nos próximos dias, o software será apresentado em São Paulo e Recife.

Edição: Talita Cavalcante

Deixe um comentário