Facebook, a 2ª maior fonte de tráfego de sites notícias

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Os números são consequência de uma estratégia eficiente adotada pela rede nos últimos meses: a inserção do botão ‘Curtir’ em todas as notícias

Um estudo do Centro Pew Research para Excelência em Jornalismo mostrou que o Facebook já é a segunda maior fonte de tráfego para sites de notícias. A rede de Mark Zuckerberg perde apenas para o Google. A pesquisa analisou os 25 sites de notícias mais importantes dos Estados Unidos durante os primeiros nove meses de 2010.

O estudo observou o comportamento de novos usuários na internet e buscaram saber como esses usuários chegavam aos sites de notícia, quanto tempo navegavam por eles, a profundidade da interação com os conteúdos e para onde iam após a visita. Muitos visitantes aparecem como “usuários casuais”. Isso mostra o impacto das redes sociais na distribuição da informação. Os usuários casuais são aqueles que se interessam em ler o que seus amigos sugerem.

Segundo a pesquisa, 40% do tráfego dos sites vêm de referências externas — 30% dessa audiência é proveniente do Google. O Facebook é apontado como a segunda maior fonte de toda a audiência em cinco dos 25 sites analisados. Os números são consequência de uma estratégia eficiente adotada pela rede nos últimos meses: a inserção do botão “Curtir” em todas as notícias. Ao contrário do que se esperava, o Twitter quase não aparece como fonte de referência na pesquisa.

Entre os sites analisados, 11 são jornais (The New York Times, The Washington Post, USA Today, The Wall Street Journal, The Los Angeles Times, New York Daily News, New York Post, Boston Globe, San Francisco Chronicle, Chicago Tribune e Daily Mail); seis são sites de canais de TV (MSNBC, CNN, ABC, Fox, CBS e BBC); quatro são agregadores de notícias (Google News, Examiner, Topix e Bing News); três são sites híbridos (Yahoo! News, AOL e The Huffington Post); e um é uma agência de notícias (Reuters).

Deixe um comentário