Mundo  

Expansão militar chinesa preocupa os Estados Unidos

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Segundo um relatório do Departamento de Defesa norte-americano, o país estaria reforçando seu Exército em segredo.
 
Os Estados Unidos estão preocupados com o crescimento de investimentos no setor militar da China. Segundo um relatório do Departamento de Defesa norte-americano, o país estaria reforçando seu Exército em segredo.

Para o Pentágono, esta situação é perigosa por aumentar os riscos de conflitos. “A transparência limitada nas questões militares e de segurança na China aumenta a incerteza e eleva o potencial de mal-entendidos e de má interpretação”, diz o texto.

Insatisfação chinesa

Do outro lado, os chineses estão insatisfeitos com os exercícios militares dos sul coreanos com os norte-americanos próximo ao país. Eles questionaram uma suposta política americana de “cerco” que ameaçaria os interesses principais da China.

As autoridades chinesas também criticaram o posicionamento dos Estados Unidos com relação ao Mar da China Meridional. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, declarou seu apoio às reivindicações não-chinesas sobre a região marítima.

Enquanto o orçamento militar da China é de cerca de R$ 138 bilhões, o orçamento dos Estados Unidos é de cerca de R$ 1,23 trilhão.

Deixe um comentário