Saúde  

Estudo mostra que exercício mata a fome

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Atividades físicas funcionariam como um estabilizador da gestão de alimentos.

Pesquisadores da Unicamp descobriram algo que promete deixar muita gente mais feliz. Os exercícios físicos não só fazem bem à saúde como controlam a sensação de saciedade. O estudo da equipe brasileira revelou que as atividades físicas funcionam como um mecanismo de estabilização do organismo, que inibe o apetite nos indivíduos que estão acima do peso ideal.

A prática de exercícios reverte a resistência do hipotálamo aos hormônios que controlam o apetite, matando a fome. Segundo os cientistas, a contração dos músculos característica da prática de exercícios libera uma proteína (IL 6) no sistema nervoso central. Ao agir indiretamente por um complexo caminho bioquímico, essa proteína acaba por inibir a inflamação do hipotálamo e o cérebro volta a entender a mensagem de saciedade e inibe o apetite com eficácia.

O resultado foi obtido a partir da observação de ratos de laboratório obesos e magros,que faziam exercícios constantes de corrida e natação. Neles, foi usada a proteína IL 6 sintética para simular os exercícios. Os ratos, então, restabeleceram sua saciedade.

Apesar de o uso da descoberta ainda ser incerto, sabe-se que a pesquisa abre as possibilidades de tratamentos inspirados nessa novidade.

Deixe um comentário