Saúde  

Estados Unidos têm surto de salmonela causado por ovo

Fonte: opiniaoenotica.com.br

Autoridades norte-americanas já retiraram do mercado 380 milhões de ovos.

Pelo menos três estados norte-americanos registraram um surto de salmonela ligado a ovos, alimento frequente no cotidiano do país. No estado da Califórnia, acredita-se que 266 casos diagnosticados desde junho estejam associados a ovos.

Em Colorado foram detectados 28 casos nos meses de junho e julho, o que representa quatro vezes o número habitual. No estado de Minnesota foram registrados sete casos da infecção. Em estados como Arizona, Nevada, Illinois e Texas foram relatados uma série de casos possíveis.

Autoridades norte-americanas já retiraram do mercado 380 milhões de ovos. O Centro Federal de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) anunciou que trabalha em conjunto com os departamentos estatais de saúde para investigar a situação.
Salmonela é o tipo mais comum de contaminação bacteriana em alimentos.

 

Bactéria salmonela pode combater câncer de pele

A bactéria salmonela pode ser uma arma eficaz contra o câncer de pele. Foi o que afirmou um estudo italiano divulgado na revista “Science Translational Medicine”. Segundo a pesquisa, o parasita, ligado à intoxicação alimentar, pode reforçar a atenção do sistema imunológico.

Os cientistas concluíram que células responsáveis pelo combate a agentes patológicos, como vírus e células cancerígenas, identificam os locais com melanoma no corpo por meio de um peptídeo (conhecido como Cx43.) Segundo o estudo, o sistema imunológico é enganado pela falta de Cx43. Isto acontece durante o desenvolvimento do câncer de pele. O sistema então alerta o corpo sobre sintomas de anormalidades por meio de antígenos tumorais.

Deixe um comentário