Brasil  

Estado Islâmico tenta cooptar jovens no Brasil

.
Do Congresso em Foco
.
Estado-IslâmicoSetores de inteligência do governo brasileiro detectaram investidas do grupo extremista Estado Islâmico (EI) para tentar cooptar jovens no Brasil. O grupo quer atrair jovens para atuar como “lobos solitários” – integrantes do EI com maior mobilidade e capacidade de atuar em atentados isolados em diversos países.

Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, o Palácio do Planalto recebeu vários relatórios de diversos órgãos citando as investidas do grupo extremista. “Os órgãos de inteligência vêm trocando informações e a Casa Civil assumiu a coordenação das discussões internas sobre a questão no contexto dos preparativos da Olimpíada de 2016”, afirma o jornal.

Conforme a reportagem do Estadão, um dos objetivos dos relatórios é alertar a presidente Dilma Rousseff de que existe um “fator de risco”. O governo federal já está atento e fontes ligadas ao Planalto apontam que o tema foi fruto de uma discussão na última semana na Casa Civil. Participaram da reunião representantes do Ministério da Justiça, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Confira a reportagem na íntegra

Deixe um comentário