Saúde  

Especialista comenta hepatites causadas por vírus

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Conheça mais sobre as formas de contágio, os sintomas e como se previnir. Por Dra. Isabela Baraúna.

Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vários agentes como drogas, álcool e, mais freqüentemente, por vírus. As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A (HAV), B (HBV) e C (HCV), causadores da hepatite A, hepatite B e hepatite C, respectivamente, que são transmitidos de formas distintas.

O HAV é transmitido de pessoa a pessoa através da ingestão de alimentos e água contaminados com fezes infectadas pelo vírus. Esta transmissão é conhecida como fecal-oral. Já a contaminação do HBV acontece através do contato com sangue contaminado (hemotransfusões, seringas contaminadas em usuários de drogas, material cirúrgico não estéril), assim como o vírus HCV, contato sexual sem uso de preservativo ou da mãe para o filho durante a gestação e/ou parto (chamada transmissão vertical).

Os sintomas também são diferentes: a hepatite A é apresentada apenas na forma aguda, enquanto que a B, pode apresentar um quadro agudo e depois tornar-se crônica e a hepatite C costuma causar apenas hepatite crônica. Os sintomas gerais, geralmente mais associados as forma agudas são: cansaço, perda do apetite, náuseas, dor e desconforto abdominal, urina escura e fezes claras, icterícia (olhos e peles amarelados).

Grande parte das hepatites virais têm cura espontânea. Dependendo do vírus causador da hepatite, existe um risco de cronificação da doença. Nestes casos, o vírus permanece infectando o fígado e pode causar outras doenças hepáticas posteriormente, tais como cirrose e câncer. A hepatite A nunca se torna crônica evoluindo geralmente sem maior gravidade para a cura espontânea. Já a hepatite B pode cronificar em 2 a 6% das pessoas acima de cinco anos, em 30% das crianças entre 1 a 5 anos e em até 90% dos lactantes. Já a Hepatite C evolui com infecção crônica em 55 a 85% das pessoas infectadas.

Estes exames identificam cada vírus especificamente através da detecção dos anticorpos produzidos pelo organismo contra o vírus causador da hepatite. Podem também dizer se a pessoa já teve contato prévio com o vírus, se ficou curada ou não ou se foi vacinada.

Em relação à hepatite A, a melhor prevenção é lavar sempre as mãos após utilizar o banheiro, após a troca de fraldas e antes de se alimentar. Já a melhor forma de prevenção das hepatites B e C consiste em não compartilhar seringas, descartar seringas usadas em recipientes rígidos (evitando assim acidentes na manipulação do lixo) e utilizar preservativos em todas as relações sexuais.

As hepatites A e B podem ser prevenidas através de vacinação. Já existem vacinas separadas para hepatite A e B e vacinas conjugadas que conferem proteção contra as duas formas de hepatites. Não existe vacina disponível contra hepatite C.

Deixe um comentário

Um comentário para “Especialista comenta hepatites causadas por vírus”

  1. ? Juuh Amadori disse:

    OOI, gostei desse post aí. mas eu tô procurando um site ou uma página da web que possa tá escrito sobre Hepatite, e algumas opiniões de especialista, ou seja, precisa ter alguma fala de algum especialista sobre a Hepatite. Tenho um trabalho a fazer pra daqui 4 dias. porfavor, me ajudem, eu não to achando alguma página da web que fale sobre isso, é urgente, (:
    se pudeerem ajudar, por favor!
    beijãão .
    ju.