Escrever à mão desenvolve mais o cérebro infantil do que digitar

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timthumbUm estudo feito na Universidade de Bloomington, EUA, sugere que o uso de telas e teclados para escrever, em vez de caneta e papel, pode prejudicar o desenvolvimento das crianças.

Na pesquisa, a neurocientista cognitiva Karin James analisou o comportamento do cérebro infantil pouco antes da fase de alfabetização. Ela reuniu crianças que, embora ainda não alfabetizadas, sabiam identificar as letras, mas não conseguiam juntá-las para formar palavras.

As crianças foram divididas em dois grupos, um foi treinado para copiar letras à mão, enquanto o outro usou computadores. Os pesquisadores analisaram o cérebro das crianças de ambos os grupos antes e depois do treinamento, medindo a quantidade de oxigênio consumido pelo cérebro para analisar a atividade do órgão.

Os resultados mostraram que a atividade no cérebro das crianças é maior quando elas aprendem a escrever à mão do que quando digitam. O cérebro das crianças do grupo que usou caneta e papel mostrou um padrão de atividade parecido com o de pessoas que sabem ler e escrever. O mesmo não ocorreu com o cérebro das crianças que usaram teclado.

“Os dados do exame do cérebro sugerem que escrever prepara um sistema que facilita a leitura quando as crianças começam a passar por este processo”, disse Karin. A neurocientista afirmou ainda que aprender a escrever à mão ajuda a desenvolver outras habilidades motoras necessárias para outras áreas.

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