Mundo  

El Mundo: Brasil não quer mais ser ‘anão militar’

Fonte:opiniaoenoticia.com.br

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, o Brasil quer deixar de ser “anão político-militar”. Reportagem afirmou que o país, além de se consolidar como forte economia, deseja reforçar o atual arsenal militar.

O diário aponta que o Brasil tem condições favoráveis para se tornar uma das cinco maiores economias do mundo, no segundo quarto deste século. “O Brasil tem todos os ingredientes para ultrapassar todos os membros da União Europeia.”

A estratégia brasileira é de rearmar o país, a fim de ‘reduzir a vulnerabilidade’. “Para o governo Lula, minimizar esta suposta debilidade diante do exterior inclui defender uma posição própria em crises internacionais – como ocorreu em Honduras e no Irã -, materializar a velha aspiração brasileira de um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, reabilitar a indústria de defesa nacional e aumentar o arsenal.”

Também foram citados recentes investimentos no setor como compra de armamentos e encomendas feitas à França, chamada na reportagem de sócio prioritário do Brasil na área de defesa nos últimos anos.

Deixe um comentário