Economics Spot: Revisão do PIB dos Estados Unidos mantém crescimento trimestral acima da revisão anterior

Fonte: acionista.com.br

O Bureau of Economic Analysis (BEA) informou agora a pouco o Produto Interno Bruto (PIB) americano, o qual apresentou alta trimestral de 5,90% at (Proj. média de mercado: 5,60% at) de uma revisão anterior de 5,70% at e índice de preços de 0,40% (Proj. média de mercado: 0,6% at), consumo pessoal aos 1,70% e gastos pessoais em 1,60%, todos indicadores acima das expectativas médias dos analistas.

Mesmo com este crescimento, mantém-se a perspectiva de continuidade dos planos de ajuda do governo americano ao sistema financeiro e à economia, com a injeção de recursos em diversas esferas através da recompra e compra de títulos hipotecários, devolução de impostos e principalmente, de uma política de juros baixos por um período relativamente indeterminado de tempo, fatos os quais foram confirmados nos discursos de Ben Bernanke no capitólio americano.

A dependência do crescimento americano ao consumo faz com que o principal setor a se recuperar ainda deva ser mercado de trabalho e o plano de Barack Obama já criou mais de 640.000 vagas, abaixo, entretanto, da meta de 2.500.000.

Deixe um comentário