Mundo  

Economia da China ultrapassa a dos Estados Unidos

.
timthDurante muito tempo se especulou quando a economia da China iria ultrapassar a dos Estados Unidos. As últimas análises indicavam que isso aconteceria em no máximo cinco anos, senão menos.

Agora é oficial. Este ano, economia chinesa ultrapassou a americana. O Fundo Monetário Internacional (FMI) comparou o tamanho da economia de ambos os países em 2011, com a estimativa para este ano.

A rapidez com que a economia chinesa cresceu impressiona, pois, em 2005, a economia da China gerou metade da riqueza da economia americana. Agora, estimativas do FMI apontam que em 2019, economia da China seja 20% maior que a dos EUA.

O fenômeno da economia chinesa se deve, em parte, à expansão dos mercados emergentes em relação aos países desenvolvidos no cenário internacional. Em 2007, os países emergentes correspondiam a 50% da economia global. Atualmente este percentual subiu 57%. Além, disso, entre 2007 e 2014, as economias emergentes cresceram nove vezes mais rápido do que as economias desenvolvidas.

Veja abaixo três gráficos criados pelo jornal britânico Financial Times. Os dois primeiros mostram o crescimento da economia chinesa frente à americana, os outros dois mostram o avanço das economias emergentes em relação às desenvolvidas.

 

Deixe um comentário