Ela ainda meio caída

.
Coluna de Carlos Brickmann
.
Dilma-amuada-_-Foto-O-Globo-220Naquela reunião entre bons camaradas, em 8 de abril, há 20 dias, Lula, o chefe de todos os chefes, afirmou que o governo federal deve fazer um debate “ofensivo” para rebater as denúncias contra a Petrobras e defender a estatal com “unhas e dentes”. E orientou os nove blogueiros sentados à sua volta que participassem dessa defesa.

Longe de mim fazer qualquer analogia entre o número de convidados para o copo d’ água no Instituto Lula e o acidente que vitimou o ex-presidente. Minha analogia é outra, que explico.

De acordo com a Cabala hebraica, na Bíblia não há palavra, letra ou signo sem algum significado misterioso correlato. O mundo não seria nada além de um conjunto de símbolos a serem decodificados. O estudo da Cabala é sofisticado e confesso, está muito acima de minhas possibilidades.

Portanto não é nela que vou falar, mas em uma teoria napolitana que, ouso dizer, se baseou livremente na Cabala: a Smorfia, que se dedica ao desejo muito humano de compreender o significado dos sonhos, sempre misteriosos e instigantes, relacionando-os à nossa vida de todos os dias, interpretando símbolos e números.

De acordo com a Smorfia, o número 9 está relacionado à ninhada. E o 90 ao medo. Daí vem o ditado italiano La Paura Fa Novanta. Será a paura que está minando o PT?
O medo nos leva a ver nas sombras monstros terríveis e a agir de modo impensado.

A impressão que dá é que o PT, líderes e militantes, estão sob o efeito de uma paura de arrepiar os cabelos na nuca. Lula já havia pedido aos blogueiros do seu coração que defendessem com “unhas e dentes” a Petrobras e tudo aquilo em que “nós acreditamos” (sic). Disse mais: “que partissem para cima”.

Mais recentemente, o PT organizou um “camping digital” onde começou a treinar suas milícias para combater, nas redes sociais, “os que expõem os inimigos do partido”. Lá se ouviu a recomendação: “Não deixem ataque sem defesa”.

Churchill, ao prometer naquele vozeirão estupendo, We Shall Never Surrender! , deixou muito claro a quem se referia. Todos sabiam quem era o inimigo mortal daquele homem que aos 66 anos levantou seu país e muitas outras nações com a força de sua fé e seu amor pela liberdade e pela democracia.

Lula está com 68 anos. Quer levantar o Brasil para defender o PT e a joia da Coroa, a Petrobras. Mas não diz quem são os inimigos. Por paura?

Seria dona Dilma, que disse claramente que assinou o contrato de compra da Pasadena por ter sido mal informada? Ou a presidente da Petrobras que admitiu: aquela compra foi um mau negócio? Ou seriam os funcionários da empresa que alegam ‘cumpríamos ordens’?

Agora desponta no horizonte o rombo na Petros. Segundo O Globo de ontem, são 75 mil os funcionários da Petrobras e subsidiárias que contam com a Petros para suas aposentadorias. Fundo que tomou um rombo que, corrigido, pode chegar a 500 milhões.

Motivo para paura, pois, é o que não falta…

NÃO DEIXE DE CONHECER O BLOG DE MARIA HELENA – SOBRE ISSO E AQUILO: mariahelenarrdesousa.blogspot.com.br

————————————————————————————————-
* Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa* Professora e tradutora. Escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. Colabora para diversos sites e blogs com seus artigos sobre todos os temas e conhecimentos de Arte, Cultura e História. Ainda por cima é filha do grande Adoniran Barbosa. 

Deixe um comentário