Saúde  

Dor na coluna é a doença crônica mais comum entre brasileiros

A dor na coluna é a segunda maior fonte de dor no mundo, de acordo com a OMS.

Um terço dos brasileiros sofre com dores na coluna e, apesar de ser percebida precocemente, a doença é a menos tratada. É o que indica um estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Fiocruz. De acordo com a pesquisa, a dor nas costas é a doença crônica mais comum entre brasileiros.

O estudo envolveu 12.423 pessoas com mais de 20 anos, de todas as regiões do país. Os dados foram coletados em 2008. A doença é percebida, em média, aos 38 anos de idade. Porém, devido à descoberta precoce, na maioria dos casos não é feito tratamento. Como o problema na coluna não traz implicações imediatas à saúde, o paciente — em idade produtiva — geralmente deixa o tratamento para segundo plano.

Segunda maior fonte de dor no mundo

A dor na coluna é a segunda maior fonte de dor no mundo, ficando atrás apenas da dor de cabeça. De acordo com a OMS, 80% da população mundial sofrerá, pelo menos, de uma ocorrência desta dor ao longo da vida.

Entre as principais causas da doença estão a má postura, fraqueza nos músculos, obesidade e tabagismo. O problema também pode estar ligado a maus hábitos, como o sedentarismo.

Deixe um comentário