Dilma enfrenta dificuldade para montar palanque em 15 estados

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, está com dificuldade na montagem de palanques em 15 estados, que abrigam 63% do eleitorado. O número de estados é o mesmo em que seu principal rival, José Serra, já tem de palanques prontos em unidades da Federação.

O que dificulta a definição dos palanques de Dilma é o grande número de coligações do PT. Ao todo, são mais de dez partidos que o presidente Lula tenta cooptar para a ex-ministra. Portanto, os desentendimentos nesse quadro complexo devem ser maiores para a candidata. O problema, em vez de ser resolvido, tem se agravado em alguns estados, como Ceará e Maranhão.

A demora na definição de Serra em se tornar pré-candidato não atrapalhou a montagem de seus palanques. Embora o PSDB tenha somente dois partidos que apoiam a candidatura de Serra, o DEM e o PPS, o cenário para os tucanos é positivo, já que o partido deverá ter candidatos próprios em 15 estados e garantia de aliança em 24 das unidades da Federação. Serra só enfrenta dificuldades no Distrito Federal, Rio e Santa Catarina, que somam 13,3% do eleitorado.

Deixe um comentário