Brasil  

Detran apreende número recorde de automóveis em dois de fiscalização em Macaé

Fonte: monitormercantil.com.br

Agentes do Detran apreenderam, nesta quinta-feira, 66 veículos irregulares durante fiscalização contra inadimplência do IPVA e falta de licenciamento anual no estado. Pelo segundo dia consecutivo, o destaque ficou por conta dos 40 automóveis rebocados em Macaé, no Norte Fluminense.

Ontem, o departamento já havia batido o recorde de apreensões de veículos irregulares na cidade, quando 50 automóveis foram encaminhados para o pátio.

Além de Macaé, hoje os trabalhos resultaram em 12 apreensões em Duque de Caxias e quatro na capital. E na Fiscalização Eletrônica Seletiva (FES) móvel, quando veículos do Detran equipados com câmeras que lêem as placas, buscam a situação cadastral e informam aos agentes se o automóvel está irregular, os agentes fizeram 10 apreensões em Guapimirim, na Baixada Fluminense.

Na sexta passada, os agentes apreenderam 57 veículos na Barra da Tijuca e no Centro do Rio (esta última, em parceria com a CET-Rio) e 21 em Búzios, na Região dos Lagos.

Big Brother – Nas apreensões da Barra e do Centro, o órgão contou (assim como já vem fazendo desde o último dia 11) com uma novidade tecnológica: a utilização de quatro veículos equipados com câmeras que lêem as placas dos carros e enviam as informações para o sistema do departamento, que, em segundos, aponta a situação do carro: se irregular, o automóvel é retido metros adiante por agentes do departamento equipados com palmtops, no que se denomina de FES. A novidade, que funciona desde o Carnaval, tanto na Região Metropolitana como no interior, evita que, durante as blitzes, sejam parados automóveis de forma aleatória, o que compromete o fluxo de veículos.

As viaturas da FES estão equipadas com câmeras de alta tecnologia e softwares de monitoramento e gravação de imagens digitais via rede de dados. Esse conjunto de equipamentos, operando em 360º, permite que as ações de fiscalização sejam monitoradas à distância, o que significa controle total sobre as intervenções.

Quando da implantação do sistema, o presidente do Detran, Fernando Avelino, disse que o avanço seria usado, em breve, para detectar, em tempo real, a situação, diante da legislação do trânsito, do detentor da Carteira Nacional de Habilitação vinculada ao veículo observado.

– Em outro passo, teremos também condições imediatas de saber se o veículo foi roubado ou furtado e, num seguinte, estaremos aptos para cooperar nas ações que o governo do estado vem realizando contra a evasão fiscal – acrescentou.

Nas operações de ontem, os veículos rebocados foram encaminhados para os pátios do departamento e, caso não sejam retirados no prazo legal de 90 dias, serão leiloados. A liberação é feita mediante pagamento dos débitos do IPVA, multas, taxa do reboque e diárias do pátio.

Ontem também (e hoje) aconteceu a nova rodada de leilões do órgão, no auditório do pátio situado na Rodovia Washington Luís, 13.105, em Jardim Primavera, Duque de Caxias. Não haverá leilão amanhã (27/2), como foi anteriormente anunciado. Serão oferecidos em hasta pública 600 veículos, todos apreendidos pelo departamento, entre os quais alguns fabricados em 2008.

Ao arrematar um veículo no leilão, o novo proprietário não herda as dívidas referentes ao proprietário anterior. Se o valor do arremate for suficiente para pagar o IPVA, as multas, o serviço de reboque e as diárias do depósito, o saldo restante será entregue ao antigo proprietário. Mas se, ao contrário, o valor do arremate não cobrir todas as despesas, o antigo dono terá o nome incluído na dívida ativa do estado.

Inauguração – Também nesta sexta, Avelino esteve em Niterói para a inauguração de mais uma Unidade de Liberação de Veículos (ULV) do departamento. Com esse novo serviço, os motoristas que tiverem seus veículos apreendidos em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e outros municípios vizinhos não mais precisarão se deslocar até o Centro do Rio para as providências necessárias à devolução dos seus carros. O endereço da ULV de Niterói é Rua Desidério de Oliveira, s/nº, ao lado da descida da Ponte Rio-Niterói.

Itinerante – Em março, o Detran visita 49 municípios que não contam com postos de vistoria, oferecendo serviços como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e alteração de características, entre outros. Na primeira semana do mês, 20 municípios serão atendidos.

Na próxima segunda, serão visitados Tanguá, Pinheiral, Piraí e Iguaba Grande. Na terça-feira, a equipe fará vistorias em Itatiaia, Parati, São Francisco do Itabapoana e Arraial do Cabo; quarta-feira, será a vez de Porto Real, Rio das Ostras, Rio Claro e Cardoso Moreira receberem os vistoriadores do Detran; na quinta-feira, haverá atendimentos em Quatis, Mangaratiba, Casimiro de Abreu e Natividade; e na sexta-feira), os moradores de Seropédica, Rio das Flores, Porciúncula e Saquarema recebem a equipe do Detran.

Com a visita dos vistoriadores, o Detran evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos. Para agendar o serviço, os motoristas devem estar com o IPVA pago e ligar para 0800-0204040 ou 0800-0204041, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite e aos sábados, das 8 às 18h.

Deixe um comentário

9 comentários para “Detran apreende número recorde de automóveis em dois de fiscalização em Macaé”

  1. ? Nazareno disse:

    Ola,excelente trabalho do detran e polícia militar.

  2. ? Vinicius disse:

    Quando sera o leilao de carros em Macae ? o é preciso le4var de doc ?

  3. ? Andre disse:

    Bom dia a todos. O que adiante ter um sistema no site (http://www.detran.rj.gov.br) para buscar informação sobre um veiculo. Hoje fui verificar informação no site (http://www.detran.rj.gov.br) sobre um futuro veiculo que erei compra , mais não deu resultado dei de cara com a pagina com este erro (http://img824.imageshack.us/img824/1507/erronositedetran.jpg) . Espero que tome alguma providencia para reparo do mesmo. Vale lembra que o serviço foi posto no site, o mínimo e ele funcionar. Aguardo

    Att.andré

  4. ? Ivan de Guimaraes disse:

    guando sera o leilão de carros em macaé,
    aguardo resposta

  5. ? Tania Higino disse:

    Tenho um carro em macae que foi roubado um siena placa DQN 5979 QUE JA FAZ UM ANO QUE ESTA CIRCULANDO POR ESTA CIDADE TODOS OS DIAS RECEBO MULTAS ,ELE ESTA COM BUSCA HE APREENSÃO SO QUERIA SABER PORQUE A POLICIA NAO CONSEGUE APRENDER ESTA CARRO JA QUE APREENDEO TANTOS ,ESTE CARRO JA ATE FUROU BLITES DA POLICIA FEDERAL. POR FAVOR SERÁ QUE ALGUEM CONSEGUE ME RESPONDER OU ME AJUDAR A RECUPERAR ESTE CARRO?

  6. ? Carlos Henrique disse:

    GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM SABE QUANDO VAI TER LEILÃO DE AUTOMOVÉIS EM MACAÉ…COM TANTO CARRO APREENDIDO…

  7. ? Sylvio disse:

    Quero saber sobre a situação dos veiculos com ipva pago e agendamento marcado para depois do prazo de dos finais das placas.Como poderemos estarmos legalizados se vcs no detran não possuem pessoal suficiente para trabalhar?
    Estes veículos estão em dia pois o serviço do detran é que não funciona no prazo correto, com isso somos acharcados na rua e ficamos a merce de uma politica perversa,incompetente e corrupta.

  8. ? Fernando disse:

    Vcs são uma makina de roubar do povo, seu vermes. Enquanto vcs aprendem veículos, a bandidagem vcs não resolvem, tive meu carro roubado em 2009 e até agora naum foi recuperado e ele estava totalmente legalizado, e aí? O q vcs tem a me dizer sobre isso seus incompetentes! Ganhar dinheiro em cima de IPVA é mole né????!!!!! Trabalhar de verdade aí é dificil!!!!! Vão plantar batata pra ver se nasce cebola seus trochas!

  9. ? Luciano disse:

    ACHO ESTE GOVERNO UMA POUCA VERGONHA SO TA AJUDANDO A MANTER O RECORDE DA POLICIA MAIS CORRUPITA DO MUNDO MEU VOTO VC NAO TEM EM QT ISSO NOSSA CIDADE FICA POR CONTA DE BANDIDOS FARDADOS E NAO FARDADOS É SEU SERGIO CABRAL O SR. VAI FICAR SEM VOTOS