Deputado do PMDB é confirmado na Agricultura

Por Mario Coleho – congressoemfoco.com.br

O deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) será o novo ministro da Agricultura. Seu nome foi confirmado na manhã desta quinta-feira (18) em nota oficial assinada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman. De acordo com o comunicado, o convite para ele assumir o cargo ocorreu hoje. Como a presidenta Dilma Rousseff está em viagem oficial, sua primeira reunião com o novo ministro deve ocorrer amanhã (19).

A indicação de Mendes Ribeiro foi feita pelo vice-presidente da República, Michel Temer, em reunião com Dilma ontem à noite. Durante o encontro, a presidenta concordou com a indicação, mas pediu tempo para formalizar o convite, pois ainda precisava conversar com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. A nomeação do peemedebista abre espaço para que seu suplente, Eliseu Padilha (PMDB-RS), assuma a sua vaga na Câmara. Padilha é adversário político de Genro.

Atual líder do governo no Congresso, Mendes Ribeiro assume a pasta no lugar de Wagner Rossi, quarto ministro do governo Dilma a perder o cargo em oito meses. Antes dele, saíram Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes) e Nelson Jobim (Defesa). Do grupo, Jobim foi o único que perdeu o cargo sem estar envolvido em denúncias de irregularidades na pasta que comandava.

No fim do semestre legislativo passado, Mendes Ribeiro assumiu o cargo de líder do governo no Congresso, que estava vago desde 31 de dezembro. O peemedebista, que está no quinto mandato como deputado, fazia parte das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), da Reforma da Previdência e da Reforma Tributária. Foi presidente do diretório do PMDB de Porto Alegre, de 2000 a 2003.

Wagner Rossi pediu demissão ontem (17) no final da tarde. Ele vinha sendo alvo de várias denúncias. A justificativa oficial de Rossi para pedir demissão da pasta foi o fato de as mais recentes acusações atingirem seus familiares. De acordo com reportagem do jornal Correio Braziliense, ele e o filho, o deputado estadual Baleia Rossi (PMDB-SP), costumavam usar o avião da empresa Ourofino Agronegócios, sediada em Ribeirão Preto (SP). A aeronave ficava à disposição do ministro e de seus familiares.

Leia íntegra da nota oficial da Casa Civil:

“Por solicitação da presidenta da República, Dilma Rousseff, que está em viagem, informo que o deputado federal Mendes Ribeiro assumirá o cargo de ministro da Agricultura. A oficialização do convite ocorreu nesta manhã, em conversa da presidenta com o deputado. Ao retornar de viagem, amanhã à tarde, em Brasília, a presidenta terá sua primeira reunião com o novo ministro.

Gleisi Hoffmann
Ministra-chefe da Casa Civil”

 

 

Deixe um comentário