Datafolha: Dilma está 12 pontos à frente de Serra

Por Fábio Góis – congressoemfoco.com.br

De acordo com a pesquisa, a candidata tem 56% dos votos válidos, contra 44% de José Serra, do PSDB.

Se as eleições fossem realizadas hoje (terça, 26), a presidenciável petista Dilma Rousseff seria eleita com 56% dos votos válidos, contra 44% do candidato do PSDB, José Serra. É o que diz a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada há pouco. Segundo o instituto, os números de cada candidato e os 12 pontos percentuais de vantagem de Dilma são idênticos aos que foram apurados no levantamento anterior, apresentado na última quinta-feira (21).
Aumentaram as intenções de votos inválidos e o número de indecisos: segundo os registros do Datafolha, 5% dos entrevistados disseram que anulariam o voto ou votariam em branco, enquanto 8% disseram não ter decidido em quem votariam (no levantamento anterior, esses percentuais eram 4% e 6%, respectivamente).

Em relação à pesquisa anterior, Dilma cresceu um ponto percentual sobre Serra no que diz respeito às intenções de voto (votos totais, incluindo-se brancos, nulos ou indecisos): 49% contra 38%. Na semana passada, a diferença era de dez pontos percentuais (50% contra 40%).

Dilma vence Serra na região Sudeste, aumentando a diferença em três pontos percentuais (44% contra 40%); e no Nordeste, mantém 37 pontos de vantagem (64% contra 27%). Já Serra lidera no Sul, com 48% contra 41% da adversária – o candidato, porém, perdeu dois pontos percentuais na região, enquanto Dilma avançou outros dois. 

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Os pesquisadores entrevistaram 4.066 pessoas de 246 municípios, de todos os estados. Os resultados estão protocolados no Tribunal Superior Eleitoral com o número 37.404/2010.

Deixe um comentário