Mundo  

Cuba quebra o silêncio e informa que Chávez foi operado na segunda-feira

Havana – Cuba quebrou o silêncio sobre a saúde de Hugo Chávez, quando o telejornal local noticiou que o presidente venezuelano foi operado com sucesso na segunda-feira (27).

“O presidente Hugo Chávez foi operado com sucesso nesta segunda-feira, em Havana, informou o vice-presidente executivo, Elias Jaua, mediante a leitura de um comunicado”, disse o apresentador do Noticiero Nacional de Televisión (estatal).

Na cirurgia foi “realizada a extração total da lesão pélvica diagnosticada” e também foi extirpado “tecido circundante” à formação, sem que tenham sido apresentadas “complicações” nos órgãos próximos.

“Nas próximas horas serão feitos estudos histológicos que determinarão o tratamento ótimo da lesão”, acrescentou o vice-presidente.

Segundo Jaua, a operação “transcorreu segundo o previsto, obtendo-se um resultado satisfatório, após o que se programou um plano de recuperação a cumprir nos próximos dias”, acrescentando que “o presidente Chávez está em boa condição física”.

Após o anúncio, o telejornal reproduziu o vídeo com as declarações de Jaua na Assembleia Nacional, captado da televisão venezuelana, sem dar maiores detalhes.

A notícia quebrou dias de silêncio de Cuba, que noticiou no sábado, pela imprensa, sobre a chegada de Chávez, a recepção do presidente Raúl Castro e o propósito cirúrgico da visita.

Chávez está no Centro de Pesquisas Médicas-Cirúrgicas (Cimeq), o mais moderno hospital cubano, no oeste da capital, perto da casa do líder cubano, Fidel Castro, que em junho de 2011 revelou detalhes da recuperação do chefe de Estado venezuelano, após uma primeira operação.

Não há informações de um encontro entre o presidente venezuelano e Fidel, mentor político e amigo pessoal de Chávez, antes que fosse submetido a novos exames antes da cirurgia de segunda-feira.

Aos 57 anos, Chávez já foi operado de um tumor canceroso em junho de 2011, também em Havana, onde nos meses seguintes se submeteu a três de quatro sessões de quimioterapia. Em outubro passado, o presidente disse ter superado o câncer.

Mas há uma semana, evitando usar a palavra tumor, Chávez disse ter sido detectada uma nova “lesão”, com probabilidade “superior” de ser maligna do que de ser benigna, explicou o próprio presidente.

Fonte: votebrasil.com

Deixe um comentário