Mundo  

Coreia do Norte lançou míssil capaz de atingir os EUA, diz KCTV

.

Em um boletim especial, a apresentadora Ri Chung-hee da emissora de TV norte-coreana KCTV anunciou nesta quarta-feira, 28, que a Coreia do Norte lançou um novo tipo de míssil balístico intercontinental, batizado de Hwasong-15, que pode atingir “todo o território dos EUA”.

De acordo com a apresentadora, o “bem-sucedido” lançamento — o primeiro desde meados de setembro — foi autorizado e testemunhado pessoalmente pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Pyongyang afirmou ainda que o míssil, que caiu nas águas do Mar do Japão, voou 950 quilômetros durante 53 minutos e alcançou uma altitude de cerca de 4.475 quilômetros. Os números estão em sintonia com os divulgados pela Coreia do Sul, EUA e Japão.

Trata-se da maior altura já atingida por um míssil norte-coreano, representando um novo e perigoso avanço no programa de armas do regime de Kim Jong-un.

Especialistas acreditam que, em um voo normal, o projétil poderia ter percorrido mais de 13 mil quilômetros, o que seria suficiente para atingir Washington ou qualquer parte continental dos EUA.

A apresentadora Ri Chung-hee ressaltou que a Coreia do Norte “fez a grande causa histórica de completar uma força nuclear do estado uma realidade”.

Em declaração à imprensa, o secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, afirmou que o míssil “subiu mais que qualquer outro lançamento feito anteriormente, foi um esforço de investigação e desenvolvimento de sua parte para continuar construindo mísseis balísticos que podem ameaçar todo o mundo, basicamente”.

 

Fonte: Opinião&Notícia

Deixe um comentário