Saúde  

Consumo de carne processada causa câncer, diz OMS

.
carne-830x556Consumir carne vermelha e carne processada aumenta as chances de desenvolver vários tipos de câncer. A declaração é de um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado nesta segunda-feira, 26.

O relatório foi elaborado por uma comissão composta por 22 especialistas de 10 diferentes países, que analisaram décadas de estudos sobre a ligação entre o consumo de carne vermelha e o câncer. Foram analisados estudos feitos com animais, além de pesquisas sobre a saúde e a dieta humana e mecanismos celulares.

Os resultados da análise concluíram que o consumo de carne processada causa câncer, enquanto o de carne vermelha aumenta os riscos de desenvolver a doença.

A carne processada passa por etapas de salga, secagem e defumação para aumentar o sabor e a preservação do produto. Ela também é submetida a molhos com conservantes.

Segundo a OMS, consumir uma porção de 50 gramas de carne processada por dia aumenta em 18% o risco de câncer colorretal. Por sua vez, o consumo de 100 gramas diários de carne vermelha aumenta em 17% o risco da doença.

Por conta dos resultados, a agência passou a classificar a carne processada como produto do Grupo 1, no qual estão cigarro, álcool, amianto e outras substâncias que têm “evidências suficientes” na incidência de câncer.

Já a carne vermelha foi posta no Grupo 2A, que apresenta “evidência limitada” na incidência do câncer. Segundo a comissão, além do câncer colorretal, a carne vermelha também aumenta os riscos de câncer no pâncreas e de próstata.

O documento é o posicionamento mais agressivo já tomado pela OMS em relação ao consumo de carne e deve ser alvo de intensas críticas, especialmente do setor de carne bovina, que movimenta bilhões de dólares por ano.

 

Fonte: Opinião&Notícia

Deixe um comentário