Brasil  

Congresso não está pronto para legalizar a maconha, diz FHC

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Segundo o ex-presidente, a discussão sobre as formas alternativas de tratamento ao usuário de drogas ainda é pouco conhecida.
 
O Congresso não está pronto para discutir a descriminalização das drogas, afirmou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A afirmação foi feita nesta segunda-feira, 30, durante a estreia do documentário “Quebrando Tabu”, de Fernando Grostein Andrade.

Segundo FHC, a discussão sobre as formas alternativas de tratamento ao usuário de drogas ainda é pouco conhecida na sociedade. “Primeiro a sociedade tem que se informar e discutir, só depois o Congresso deve tratar o tema”, defende.

O ex-presidente, no entanto, afirmou que considera o Congresso e o Brasil “bastante abertos”, e lembrou que o deputado Paulo Teixeira, do PT, tem um projeto que revisa a política de drogas em discussão.

Com relação à proibição da realização da Marcha da Maconha em São Paulo, Fernando Henrique criticou a postura da Justiça. “Como eu venho de outra época, eu não gosto de repressão deste tipo”, explicou em uma referência a sua experiência na luta contra o regime militar brasileiro nos anos 1960 e 1970.

No documentário, foram ouvidos diversos líderes sobre as experiências de seus países com as drogas. Aparentemente, todos eles convergem na ideia de que a “guerra às drogas”, lançada em especial pelos Estados Unidos nos anos 1970, é fracassada.

Deixe um comentário