Colisão com pássaro fura avião em Denver

Um pássaro bateu em um Boeing 737 da United Airlines que aterrissava no aeroporto Internacional de Denver, na manhã da última terça-feira, 31, provocando um gigantesco rombo na parte da frente do avião, perto da cabine de controle. Apesar da colisão, o voo 1475 posou em segurança às 9h09m e foi escoltado até um portão do saguão B. O avião viajava de Dallas para Denver. Os pilotos do avião estavam cientes do ocorrido e declararam estado de emergência pouco antes de concluírem a aterrissagem. De acordo com o comandante, a colisão provocou danos de estabilidade na aeronave, mas não influenciou o desembarque.

 

Acidente aconteceu no aeroporto de Denver

Funcionários do aeroporto disseram que o pássaro colidiu com o avião a cerca de 40 quilômetros do aeroporto de Denver. Segundo o porta-voz da United Airlines, Christen David, nenhum dos 151 passageiros a bordo ficou ferido.

Fotos do avião danificado mostram um grande rombo próximo às janelas da cabine de controle. O especialista em aviação e pilotagem, Steve Cowell disse que “o nariz” da aeronave é a melhor parte que um pássaro poderia acertar, já que é uma área praticamente sem importância e vazia de instrumentos eletrônicos. Especialistas em aves acreditam que o pássaro envolvido na colisão era, provavelmente, um ganso ou um pato.

 

Problema recorrente

Aves têm sido problema recorrente para aviação (Reprodução/Internet)

O número de colisões de aves em aviões relatadas anualmente aumentou de 1.793 em 1990 para 9.622 em 2010. A informação é da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA). Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, cerca de 70% desses acidentes ocorreram quando as aeronaves estavam a menos de 500 pés do solo.

Estima-se que as colisões causem um prejuízo de US$ 600 milhões anualmente nos EUA. Mais de 219 pessoas morreram em todo o mundo como resultado de acidentes entre aves e aviões desde 1988.

Deixe um comentário

Um comentário para “Colisão com pássaro fura avião em Denver”

  1. ? Luiz Cabral disse:

    Havia uma idéia de por um terminal pesqueiro na Ilha do Governador, mas houve um movimento popular para que não fosse construido. Com isso aumentaria o número de aves no local e colocaria em risco a aviação já que o Aeroporto Internacional fica localizado lá .