Saúde  

Cientistas testam droga que pode reverter sintomas do autismo

Pela primeira vez, cientistas irão testar em crianças uma droga que promete reverter o autismo. A droga, chamada Suramina, usada para tratar distúrbios do sono na África, foi bem sucedida em corrigir sintomas semelhantes ao autismo em ratos.

O alvo do medicamento é um sistema de mensagem celular, conhecido como sinalização purinérgica, que produz resposta metabólica ao estresse. Os cientistas acreditam que o autismo esteja fortemente ligado a esta via.

“Nossa teoria sugere que o autismo se deve ao fato de as células emperrarem em um modo defensivo metabólico e não se comunicam entre si com normalidade, o que pode interferir no desenvolvimento e na função do cérebro”, disse Robert Naviaux, professor de medicina da Universidade da Califórnia.

Naviaux reconhece que o sucesso do tratamento em ratos ainda está muito distante da cura em humanos, mas os bons resultados encorajaram os pesquisadores a continuar o estudo e testar o método em crianças com autismo. Segundo o professor, a impresionante eficácia da droga em ratos pode pavimentar o caminho para uma nova classe de anti-inflamatórios para tratar o autismo e outros transtornos.

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Deixe um comentário