Saúde  

Cientistas reprogramam células cardíacas sem ajuda de célula-tronco

Fonte:opiniaoenoticia.com.br

Os pesquisadores descobriram uma técnica que reprograma células cardíacas estruturais.

Cientistas do Instituto Gladstone para Doença Cardiovascular conseguiram reprogramar funções de células estruturais do coração sem a necessidade de reversão das mesmas ao estágio de célula-tronco. A pesquisa poderá ajudar a reverter lesões no músculo cardíaco.

Os pesquisadores descobriram uma técnica que reprograma fibroblastos (células cardíacas estruturais) em cardiomiócitos (células que produzem batimentos cardíacos). O experimento é a primeira prova de que é possível reprogramar células adultas diretamente de uma função para outra.

O teste com camundongos prova eficiência

Os fatores Gata4, Mef2c, e Tbx5 foram injetados no coração do camundongo um dia antes de receber os fibroblastos, que se converteram em células semelhantes aos cardiomiócitos no interior do coração.

Apesar dos três fatores terem sido necessários para realizar a conversão das células. A pesquisa envolveu no total 14 fatores genéticos importantes para a formação do coração. Os estudiosos descobriram que, juntos, eles converteriam fibroblastos em células semelhantes a cardiomiócitos. O estudo foi publicado na revista especializada Cell.

Deixe um comentário