Saúde  

Cientistas estudam criar genoma humano sintético

.
dna-163466_960_720-830x467Cientistas estudam fabricar um genoma humano usando elementos químicos para compor todo o DNA contido nos cromossomos humanos.

Apesar de ainda não ter saído do papel, o projeto, batizado de HGP-Write: Testing Large Synthetic Genomes in Cells, desperta preocupação na comunidade das ciências biológicas por conta da possibilidade de gerar humanos sem parentes biológicos, como na clonagem.

A ideia vem sendo discutida em caráter sigiloso por cientistas da Harvard Medical School, e também prevê a criação de formas de aprimorar o DNA. Segundo os envolvidos, o projeto trará grande contribuição científica e pode ser tornar uma continuação do Projeto Genoma, que visa decifrar o código genético do DNA humano.

No entanto, a proposta levanta várias questões éticas. Por exemplo, seria possível criar humanos com um determinado comportamento, como tipos de soldados, ou apenas clonar pessoas específicas?

O projeto ainda não tem financiamento. Porém, George Church, professor de genética da Harvard Medical School e um dos organizadores do projeto, afirma que muitas empresas serão convidadas a investir no projeto, sendo que algumas já demonstraram interesse. Segundo Church, o governo americano também será convidado a investir.

 

Fonte: Opinião&Notícia

Deixe um comentário

Um comentário para “Cientistas estudam criar genoma humano sintético”

  1. ⇒ Ester disse:

    Criar seres humanos aptos a ter vários tipos de sentimentos e domínio próprio, está exclusivamente nas mãos do Criador nosso Deus; e nada e nem ninguém poderá mudar isso!!!