Mundo  

Chávez ameaça estatizar os bancos privados

 

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira que não tem problema algum em determinar a nacionalização dos bancos privados.
Segundo ele, a medida pode ser adotada caso as diretorias dos bancos não cumpram as metas de financiamento para alguns projetos, especialmente aqueles considerados de pequeno porte. Ele desafiou a oposição a discutir os planos econômicos em curso no país.
“Se eles (os banqueiros) não vão cumprir a lei, vamos fazer com que cumpram. Do contrário, nacionalizamos os bancos. Não tenho problema algum com isso, que cumpram e nada mais. Essa é a questão”, disse Chávez durante reunião do Conselho de Ministros.
De forma enfática, o presidente acrescentou que “o governo da Venezuela não pode mais cumprir o papel de tolo”. Em seguida, disse que os bancos privados não podem deixar de “responder ao financiamento de projetos para os pequenos produtores.”
Chávez ainda desafiou a oposição a apresentar seu plano econômico para ser discutido antes das eleições do próximo ano, quando tentará a reeleição. “Temos o nosso plano e vamos debater”, disse ele.

Deixe um comentário