Brasil  

Caso Bancoop: CPI das ONGs convoca tesoureiro do PT

Por Rodolfo Torres – congressoemfoco.com.br

A CPI das ONGs convocou nesta quinta-feira (18) o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto. Os senadores querem explicações sobre denúncias de desvio de dinheiro da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) para campanhas políticas. O depoimento deve ocorrer na próxima terça-feira (23).

Além deles, o colegiado também convocou o promotor José Carlos Blat, que investiga o caso; o corretor Lucio Funaro, que já prestou depoimentos ao Ministério Público; e Hélio Malheiros, irmão de Luis Eduardo Malheiros, ex-presidente da Bancoop. Hélio declarou ao MP, ele afirmou que o irmão era obrigado a desviar dinheiro para campanhas do PT.

O requerimento de convocação foi aprovado graças a mais um cochilo da base aliada do governo na Casa. O presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), teve a cautela de apenas suspender a sessão da CPI de ontem, e remarcá-la para esta manhã. Assim, as assinaturas da quarta-feira foram mantidas e os requerimentos, aprovados. 

Convite

O tesoureiro do PT e o promotor ainda foram convidados pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Esse colegiado também convidou o advogado Pedro Dallari, que defende a Bancoop, e o doleiro Lúcio Bolonha Funaro, que colabora com o Ministério Público, mediante delação premiada, no processo do mensalão que envolveu a cúpula do PT.

Nesse caso, como foram convidados, e não convocados, os quatro não são obrigados a comparecer ao Senado. A data das audiências, que devem ocorrer em dias alternados, ainda não foi definida.

Deixe um comentário