Candidatos comentam debate madrugada adentro na internet

Por Renata Camargo – congressoemfoco.com.br

O primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado pela Rede Bandeirantes, terminou madrugada adentro na rede de relacionamentos twitter. Depois do confronto de ideias, já depois da meia-noite, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Sampaio (PSOL) concederam entrevistas para jornalistas, várias transmitidas ao vivo por emissoras de rádio e televisão. Um pouco mais tarde, eles foram para a internet, comentar mais um pouco sobre o que eles mesmos disseram.

“O debate da Band foi uma oportunidade única até agora. Os brasileiros esperam pelo confronto de ideias na campanha. Seria bom ter mais”, disse Serra. No debate, o tucano propôs uma nova rodada de discussão na semana que vem, com temas específicos.

Marina Silva pediu aos leitores que comentassem o debate. “Nas minhas considerações finais, falei de um menino chamado Dado”, acrescentou a verde, lembrando do garoto morador de uma favela para quem fez uma poesia. A candidata prometeu publicar a íntegra do poema declamado ainda nesta sexta-feira.

A assessoria de Plínio comemorou o fato de o nome do candidato ter sido o mais comentado nos perfis de twitters brasileiros durante a realização do debate.

Dilma e seus assesores não usaram o twitter, mas os auxiliares publicaram um texto no site oficial dizendo que ela venceu o debate.

Torcida

Entre os políticos na torcida, o comentário virtual também vingou. Deputados, senadores, vices e assessorias trataram de firmar suas opiniões na rede.

O senador Aloysio Mercadante (PT-SP), candidato do PT para o governo de São Paulo, disse que Dilma foi vencedora. “Se apresentou como uma candidata vitoriosa, como sucessora de um governo bem sucedido e muito superior ao anterior”, afirmou. “Assistimos a um debate de alto nível, com propostas, cujo divisor de águas foram os governos Lula e FHC, expressos em Dilma e Serra”, disse.

Refletindo a polaridade do debate entre tucanos e petistas e tirando proveito do nervosismo da candidata do PT, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) aproveitou a oportunidade para alfinetar Dilma: “Até na hora da despedida, Dilma precisou de cola.. O Brasil pode muito mais! É José Serra. Boa noite a todos!”.

O vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), concluiu que Serra venceu o debate e chamou a atenção para outro embate que estava ocorrendo: a visão da ambientalista Marina Silva e a posição de extrema-esquerda do candidato do Psol. “Plinio bate em Marina. Por quê?”, questionou Dias.

Em seu twitter, a assessoria de Plinio ia colocando durante o debate as intervenções do candidato. A equipe publicou essencialmente as considerações que o socialista fez em relação à candidata do PV. “Você é uma ecocapitalista. Desenvolvimento vai de encontro a preservação do meio ambiente”, disse Plinio. “Você procura conciliar tudo. Nem tudo pode ser conciliado. O Psol é contra a construção de Belo Monte”.

Fora do twitter, a equipe de Dilma preferiu consolidar a opinião petista sobre o debate em um texto intitulado “Confiança, conhecimento e sinceridade: vitória na estreia”. Nas palavras do presidente do PT, José Eduardo Dutra, o partido afirma que Dilma “respondeu com elegância e profundidade às perguntas dos adversários” e mostrou que está “mais preparada para fazer o Brasil continuar avançando”.

Deixe um comentário