Saúde  

Câncer poderá ser detectado através de exame de sangue

Geralmente, as pessoas descobrem que têm câncer quando a doença apresenta sintomas, ou através de exames de rotina como mamografia, por exemplo. Contudo, na maioria das vezes em que os sintomas do câncer começam a se manifestar, já é tarde demais para a cura.

Mas e se pudéssemos descobrir um tumor em evolução através de um exame de sangue altamente apurado? Pesquisadores estão a um passo de criar o “exame de câncer” através do sequenciamento do DNA anormal que um tumor lança na corrente sanguínea.

Por enquanto, por questões financeiras, a técnica ainda não é minuciosa o suficiente para detectar pequenos tumores, revelando apenas o câncer em estado avançado. Porém, conforme os custos do sequenciamento de DNA diminuem, os criadores do método esperam que logo seja possível detectar tumores de variados tamanhos.

Carlos Caldas, do Instituto de Pesquisa de Cambridge, que trabalha no projeto de sequenciamento de DNA cancerígeno na corrente sanguínea, diz que a técnica será de grande ajuda para o tratamento do câncer e que os testes poderão estar disponíveis nas clínicas em cinco a dez anos.

 

Fontes:         Sciencemag-A Step Toward a Universal Cancer Blood Test

Deixe um comentário