Mundo  

Brasil vive momento de ‘esquizofrenia’ com protestos, diz ‘El País’

O jornal espanhol El País publicou nesta segunda-feira, 17, uma análise sobre os protestos que se espalham pelas ruas das capitais brasileiras. De acordo com o texto intitulado “Por que o Brasil e agora?”, a onda de protestos gera perplexidade dentro e fora do Brasil e deixa mais perguntas do que respostas.

Leia também: Protestos contra tarifas de ônibus: Primavera Tropical?

O artigo, escrito pelo correspondente Juan Arias, lembra que o Brasil vive um momento de prosperidade e que as manifestações são uma espécie de “esquizofrenia ou paradoxo”.

“O Brasil está pior do que há dez anos? Não, está melhor. É mais democrático e menos desigual. Por que saem às ruas para protestar contra a alta dos preços dos transportes públicos jovens que normalmente não usam esses meios porque já têm carros, algo impensável há dez anos? Por que protestam estudantes de famílias que até pouco tempo não tinham sonhado em ver seus filhos pisarem na universidade?” questiona o autor, ressaltando que o “Brasil, sempre orgulhoso do futebol, agora parece ser contra o país sediar o Mundial”.

Para Arias as manifestações estão ligadas a ascensão da chamada nova classe média. Segundo o autor, após o salto na qualidade de vida, os brasileiros agora “querem mais”. “Querem serviços públicos de primeiro mundo; querem uma escola que, além de acolhê-los, lhes ensine com qualidade, o que não existe; querem uma universidade que não seja politizada, ideologizada ou burocrática. Querem que ela seja moderna, viva, que os prepare para o trabalho futuro; querem hospitais com dignidade, sem meses de espera, onde sejam tratados como seres humanos”, diz Arias.

O texto termina falando sobre a repressão policial, que segundo o autor, se assemelha aos tempos da ditadura, e conclui que a principal meta do protesto é construir um país melhor. “E querem, sobretudo, o que ainda lhes falta politicamente: uma democracia mais madura, em que a polícia não atue como na ditadura. Querem o impossível? Não. Querem um Brasil melhor. Nada mais”.

Deixe um comentário

Um comentário para “Brasil vive momento de ‘esquizofrenia’ com protestos, diz ‘El País’”

  1. ⇒ Abrahão Marcos Flor da Silva disse:

    Isto não é Esquizofrenia e sim, a voz de um povo que não está suportando mais tanta cobrança de impostos e serviços públicos da pior qualidade sendo oferecido por um governo que trabalha para satisfazer os interesses de classes privilegiadas.