Brasil tem o ‘spread’ bancário mais elevado do mundo

Fonte: Jornal Destak – Portugal

Os brasileiros pagaram em 2009 um total de ‘spread’ bancário de 261,7 mil milhões de reais (103,2 mil milhões de euros), o valor mais alto entre 40 países com o mesmo modelo, revelou um estudo hoje divulgado.
Nos 12 meses de crise financeira global, os clientes e empresas brasileiras pagaram um diferencial maior entre a taxa de juros cobrada pelos bancos e a que eles pagam aos clientes para captar recursos quando comparados com outros países, de acordo com um estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Caso a média mundial de ‘spread’ bancário fosse aplicada no Brasil, este teria caído para R$ 71,5 mil milhões de reais (28,2 mil milhões de euros), apontou o estudo, que tomou como base dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).
A redução do ‘spread’ bancário no Brasil estará na ordem do dia no próximo ano, marcando a agenda económica do Banco Central brasileiro, que manteve recentemente a taxa de juros nos 8,75 por cento, de forma a garantir as linhas de crédito necessárias para o financiamento da recuperação económica.
www.destak.pt

Deixe um comentário