Brasil  

Brasil se tornou o epicentro do narcotráfico mundial

Um estudo divulgado nesta segunda-feira, 9, pela União Europeia aponta que o Brasil é “o lugar mais importante para o negócio do narcotráfico mundial” atualmente.

As polícias do Brasil e de países do bloco europeu trabalham em uma operação conjunta para conter o aumento do tráfico e do consumo de cocaína no país durante a Copa do Mundo de 2014.

O estudo, que se baseou em informações do Ameripol (projeto no qual polícias da Europa e América Latina trocam informações), revelou também que o Brasil se tornou o epicentro do narcotráfico mundial.

Ainda segundo o estudo, essa conclusão se deve ao fato de o país ser refúgio para chefões do tráfico da América Latina em fuga, ponte principal para distribuição da droga produzida no continente para a Europa, provedor de produtos químicos para a produção de algumas drogas e também um importante mercado consumidor.

Polícia Federal: ‘força limitada’

Outro ponto destacado no documento é que o Brasil se tornou base das grandes novas rotas do tráfico mundial, que passa pela África e depois segue para a Europa e a Ásia.

O estudo ressalta ainda que, apesar de “altamente profissional, a Polícia Federal brasileira “tem força limitada, com menos de 8 mil homens”. Segundo o documento, “faltam investigadores criminais no país”.

Deixe um comentário