Brasil  

Brasil reconhece que espionou diplomatas estrangeiros

O governo brasileiro reconheceu nesta segunda-feira, 4, que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) espionou diplomatas de países estrangeiros, entre eles Rússia, Irã, Iraque e Estados Unidos, que estavam no país.

Leia mais: Governo brasileiro espionou diplomatas de três países

A espionagem brasileira não se compara ao avassalador programa de monitoramento da Agência de Segurança Nacional americana, mas deixa o país em uma posição desconfortável, em um momento em que o governo brasileiro dispara duras críticas contra a espionagem americana.

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, a Abin informou que a espionagem estava em total acordo com a legislação do país. O anúncio foi uma resposta à reportagem divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, que descrevia como os agentes perseguiam e fotografavam os diplomatas, a pé ou de carro. O jornal também denunciou como a Abin monitorava a atividade da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

“Há muito tempo eu suspeitava que meu telefone estava grampeado, e provavelmente ainda está”, disse Fernando Sampaio, advogado e cônsul russo. Radicado em Porto Alegre, Sampaio há tempos negocia a abertura do mercado russo às exportações de carne brasileiras.

Os agentes de inteligência brasileiros afirmam que a espionagem foi feita para “defender a soberania nacional”. Eles também afirmaram que o vazamento das informações secretas foi ilegal, e os responsáveis serão julgados e responderão pelo crime.

 

Deixe um comentário

Um comentário para “Brasil reconhece que espionou diplomatas estrangeiros”

  1. ⇒ Helcio Gonçalves Da Silva disse:

    TUDO NESTE UNIVERSO É POSSIVEL. SE UM PAIS ESPIA O OUTRO LOGO O OUTRO O ESPIADO PODE ESPIAR QUEM O ESPIA E ASSIM POR DIANTE.
    ESPIAR É ALGO QUE REMONTA A NOSSA INFANCIA QUANDO AINDA EXISTIAM BURACOS DE FECHADURA E PORTANTEO OS ACONTECIMENTOS DE ESPIONAGEM EMBARCAM NUMA NEECESSIDADE HUNANA DE SABER CONHECER E SE INFORMAR PAARA NÃO SER SURPREENDIDO.
    QUANDO SE ESPIA ALGO OU ALGUEM É PORQUE ESTE ALGUEM NOS ESPIA OU ESPIOU PRIMEIRO É O QUE ME PARECE.
    ENTRETANTO OS POVOS DEVEM SE ENTENDER E SE RESPEITAR MUTUAMENTE E DE SOBRA DEVEM ESPIAR EM QUE O ESPIADO SAIBA DISTO. NÃO É MESMO ?
    HELCIO GONÇALVES DA SILVA
    LABREA – AM