Brasil  

Brasil não vai conceder asilo a Edward Snowden

O Brasil não vai conceder asilo político ao ex-funcionário da NSA, Edward Snowden, em troca de informações sobre o programa de espionagem americano.

Leia mais: Edward Snowden quer asilo político do governo Dilma

Na última terça-feira, 17, o delator do esquema de espionagem divulgou uma carta aberta ao Brasil prometendo informações sobre a espionagem americana em troca de asilo político do país.

Apesar do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ter dito que considera positivo o trecho da carta em que Snowden pede uma mobilização em defesa da espionagem, é muito improvável que o governo aceite o pedido.

O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas o Itamaraty deixou claro que respeita a soberania de outros países e não pretende usar o asilo político para “dar o troco” nos EUA.

A oposição também adotou um tom cauteloso em relação ao pedido de Snowden. “Isso vai trazer muito mais desgastes ao Brasil do que qualquer benefício para combater essas ações de espionagem”, disse o deputado Ronaldo Caiado (DEM).

O senador Álvaro Dias (PSDB) disse que a questão deve ser muito bem ponderada diante da “postura tímida adotada até aqui pelo Executivo sobre o assunto”. Dias acredita que o Brasil não teve uma reação concreta diante da espionagem da Petrobras.

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Deixe um comentário