Brasil impõe barreira à importação de carros

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

A medida ainda não é uma retaliação ao governo argentino que impôs barreiras a um quarto dos produtos brasileiros exportados para o país vizinho

Começa a valer a partir desta quinta-feira, 12, as barreiras que o governo brasileiro decidiu impor às importações de automóveis. Carros prontos e autopeças de todos os lugares do mundo estarão sujeitos a licenciamentos não automáticos para entrar no país. Com isso, o Brasil pretende refrear o crescimento das importações de automóveis em 2011.

Entre abril de 2010 e abril deste ano, a média diária de importações de automóveis cresceu 55,7%. No acumulado de janeiro a abril de 2011, comparado com o mesmo período de 2010, a alta foi de 80,3%. Apesar de a restrição ser para todos os países que exportam carros e autopeças para o Brasil, a medida atinge  principalmente Argentina, México e Coreia do Sul, que são os principais fornecedores.

A medida ainda não é uma retaliação ao governo argentino, que impôs barreiras a um quarto dos produtos brasileiros exportados para o país vizinho. Mas a Argentina tem muito com o quê se preocupar, uma vez que 39% das exportações para o Brasil são do setor automotivo. Na fronteira com o país vizinho, já estão parados 67 caminhões com carros e autopeças.

Deixe um comentário