Brasil  

Barbosa foi a jogo do Brasil com recursos do STF

Uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo revelou que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, viajou para o Rio de Janeiro no final de semana do dia 2 de junho com recursos do tribunal para assistir ao jogo Brasil e Inglaterra.

A viagem paga com a cota que os ministros do Supremo têm direito não incluiu qualquer compromisso oficial. A agenda do ministro foi informada pelo próprio STF.

Barbosa acompanhou o jogo no estádio do Maracanã, junto com seu filho Felipe, no camarote do casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica.

O Supremo informou que apenas o ministro viajou de Brasília com as despesas pagas pelo tribunal.

Cota anual

 

Uma reportagem publicada pelo Estadão em maio revelou que ministros do STF têm usado recursos do tribunal para viagens — inclusive internacionais — durante as férias, acompanhados de suas mulheres. Ao todo foram gastos R$ 2,2 milhões entre 2009 e 2012 em passagens para ministros do Supremo e suas mulheres.

De acordo com o STF, os ministros têm uma cota para voos nacionais, que equivale a um deslocamento mensal para o estado de origem com base na tarifa mais alta para voos entre Brasília e Sergipe. A cota é anual e não é submetida a controle. As passagens podem ser usadas durante licenças, recesso parlamentar ou viagens motivadas por interesses pessoais dos ministros.

 

Deixe um comentário