As 10 maiores invenções da história

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Ir de carro para o trabalho, acender a luz do escritório e ligar o computador podem parecer simples ações do cotidiano, mas fazem parte de importantes descobertas históricas. Um estudo da consultoria Tesco Mobile listou as cem maiores invenções da história da humanidade.

1) Roda – Registros indicam que a roda nasceu há mais de 5 mil anos na Ásia. Pesquisadores apontam que a data mais antiga foi em 3.500 a.C, na Suméria, nas ruínas da cidade de Ur, onde foi achada uma placa de argila. Usado em transportes, máquinas e diversas outras ferramentas do dia-a-dia, o objeto diminui a fricção entre dois ou mais pontos em uma superfície, facilitando sua locomoção. Acredita-se que a primeira roda foi feita do tronco de uma árvore.

Roda de madeira
Roda de madeira

2) Avião – A história da aviação começou com os irmãos Wiilbur e Orville Wright em 1903, na Carolina do Norte, nos EUA. Em 1906, o brasileiro Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14 bis, em Paris.

Modelo de avião 14 Bis
Modelo de avião 14 Bis

3) Lâmpada – Thomas Edison inventou a lâmpada incandescente no dia 21 de outrubro de 1879. Como desafio, o cientista deveria fazer a combustão do oxigênio mais rápida e duradoura. Finalmente, usando uma haste de carbono aquecido, ele conseguiu a emissão da luz, que ficou ligada por mais de 40 horas seguidas.

Lâmpada incandescente
Lâmpada incandescente

4) Internet – A internet nasceu na década de 1969, quando a Arpanet ligou universidades como um experimento militar. Nos anos 1980, as redes locais e instituições científicas começaram a se conectar com a Arpanet. Em 1992, se estabeleceu a rede mundial, World Wide Web (www), e no ano seguinte o primeiro navegador fica disponível no mercado, o Mosaic.

A internet possiblitou conexão em tempo real
A internet possiblitou conexão em tempo real

5) Computador – O primeiro computador digital eletrônico do mundo foi criado em 1946, por John Presper Eckert e John W. Mauchlym, dois cientistas norte-americanos. O Electrical Numerical Integrator and Calculator (ENIAC) realizava 5 mil operações por segundo.


Electrical Numerical Integrator and Calculator (ENIAC)

6) Telefone – Em 1875, o escocês Alexander Graham Bell inventou o telefone. Durante uma experiência com um telégrafo harmônico, com seu assistente Thomas Watson, foi emitido um som diferente, que foi ouvido por Bell do outro lado da linha. A primeira transmissão elétrica foi emitida no ano seguinte, quando a invenção foi patenteada.


O primeiro modelo de telefone

7) Penicilina – Em 1928, o escocês Alexander Fleming descobriu a penicilina quando desenvolvia pesquisas sobre estafilococos. Ao sair de férias, esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos no seu laboratório. Quando chegou, um novo fungo havia se formado, o Penicillium, de onde se extraiu a penicilina. A descoberta foi fundamental para a criação de antibióticos, o que diminui o número de mortes por doenças infecciosas.

O fungo Penicillium
O fungo Penicillium

8 ) iPhone foi criado em 2007 pela Apple Inc. Com linha de internet e diversas ferramentas multimídia, o celular tem função touchscreen (sensível ao toque). O iPhone está na sua terceira geração.

iPhone 3G
iPhone 3G

9) Vaso Sanitário – O vaso sanitário surgiu no Egito, por volta de 2100 a.C, quando foram criadas as primeiras latrinas para se sentar. Em 1668, o Comissariado de Polícia de Paris emitiu um decreto que todas as casas deveriam ter um vaso sanitário dentro de suas casas.

 

Banheiro público da antiga Roma
Banheiro público da antiga Roma10) Motor de combustão – O inventor do motor de combustão interna foi o alemão Nikolaus August Otto. A pesquisa começou em 1862, e cinco anos depois ele ganhou uma medalha de ouro por seu motor que comprimia a mistura do combustível e ar, antes de queimar. A máquina térmica transforma a energia proveniente de uma reação  química em energia mecânica, que revolucionou os meios de transporte.

Motor de combustão
Motor de combustão

Deixe um comentário

Um comentário para “As 10 maiores invenções da história”