Armstrong admite doping e vai depor contra autoridades

Em entrevista ao programa da apresentadora de TV Oprah Winfrey, previsto para ser exibido nesta quinta-feira, 17, o ciclista Lance Armstrong, de 41 anos, confessou ter se dopado durante a sua carreira. A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times.

Leia também: Estaria Lance Armstrong disposto a confessar o uso de doping? Leia também: Do linchamento moral ao linchamento de fato Leia também: A ruína de um herói destrói sua causa?

A entrevista foi gravada nesta segunda-feira, 14, em Austin, no Texas. Armstrong estaria planejando depor contra várias pessoas poderosas do ciclismo que sabiam sobre o seu doping e provavelmente o facilitaram. A intenção do ciclista seria tentar uma redução da pena que lhe foi imposta e o baniu do esporte.

Fontes disseram que Armstrong pretende depor contra autoridades da União Internacional de Ciclismo (ICU, na sigla em inglês) sobre o envolvimento deles com doping no esporte. Armstrong, no entanto, não planeja depor contra outros atletas.

De volta às competições?

 

Durante mais de uma década o ciclista negou veementemente as acusações de doping. Agora, Armstrong parece disposto a testemunhar contra membros da ICU e de sua antiga equipa porque quer voltar a competir em triatlos e eventos de corrida. O ciclista diz que o seu banimento do esporte foi injusto.

Ainda de acordo com o NYTimes, Armstrong se reuniu no mês passado com membros da Agência Antidoping dos EUA, incluindo seu executivo-chefe, Travis Tygart, para discutir o que ele precisava fazer para aliviar a sua punição. Fontes disseram que Tygart teria se mostrado disposto a reduzir a pena de Armstrong se o ciclista testemunhasse contra pessoas que o ajudaram com o doping. A lista pode incluir nomes como Pat McQuaid, atual presidente da ICU, e Hein Verbruggen, presidente da ICU entre 1991 e 2005.

Durante a entrevista a Oprah, Armstrong negou a acusação de que ele era o líder de um programa de doping, ressaltando que fez apenas o que seus companheiros de equipe estavam fazendo.

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Deixe um comentário