Saúde  

Anvisa aprova vacina contra HPV para homens

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

A aplicação em mulheres já acontece desde 2008, mas só está disponível na rede privada, ao custo médio de R$ 900.
 
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a aplicação da vacina contra HPV (papilomavírus humano) em meninos e homens com idades entre 9 e 26 anos. A aplicação em mulheres já acontece desde 2008, mas só está disponível na rede privada, ao custo médio de R$ 900.

A vacina está liberada para homens nos EUA desde 2009. Ela previne as verrugas genitais causadas, principalmente, pelos tipos 6 e 11 do vírus. A vacina é conhecida como Gardasil (Merck Sharp & Dohme). Para aprovar a imunização a Anvisa se baseou em um estudo que comprova a redução de 90% das lesões genitais externas.

A pesquisa acompanhou 4.065 homens em 18 países, inclusive o Brasil, e comprovou a eficácia da vacina contra lesões ligadas aos tipos 6,11, 16 e 18 do HPV.

No homem o vírus provoca lesões na pele e nas mucosas, verrugas no pênis e no ânus. Na mulher, além das lesões nas regiões genitais, o vírus também é a principal causa de câncer do colo do útero. O contágio ocorre por meio de relação sexual e no parto de mãe para filho.

De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em todo o mundo. No Brasil são registrados 137 mil novos casos da doença a cada ano.

Deixe um comentário