Saúde  

Animais de estimação podem fazer bem para a saúde

.
Cientistas estão prestando cada vez mais atenção aos chamados “micróbios de casa”, as bilhões de bactérias, vírus e fungos que habitam nossos lares e escritórios. Mas nem todos os micro-organismos são uma ameaça, e a exposição à vasta variedade de germes domésticos pode, na verdade, fazer bem, nos ajudando a evitar uma variedade de doenças.

Há, então, a preocupação de que, na nossa grande ansiedade de banir bactérias de nossas casas e locais de trabalho, nós estejamos nos tornando “limpos demais”, eliminando a mistura de micróbios que nosso sistema imunológico precisa para se desenvolver corretamente.

E, se pesquisas recentes sobre seres humanos e seus bichos de estimação estiverem corretas, os animais, principalmente cachorros, podem ajudar. Todos os germes que eles trazem da rua em suas patas, focinhos e pelos podem ser, na verdade, bons para a saúde de seus donos. Estudos epidemiológicos mostram que crianças que crescem em casas com cachorros têm menos riscos de desenvolver doenças autoimunes, como asma e alergias, e isso pode ser o resultado da diversidade de micróbios que estes animais trazem para nossas casas.

De acordo com essa hipótese, passar mais de 90% do nosso tempo em um ambiente pobre de bactérias, como fazemos (principalmente na infância, quando nosso sistema imunológico está sendo formado), pode fazer com que nossos corpos tenham reações exageradas a substâncias inofensivas mais tarde, fazendo com que adoeçamos.

“Alergias e asma são dois exemplos de como o nosso sistema imunológico pode errar o alvo”, diz Jordan Peccia, professor de engenharia ambiental na Universidade de Yale. “Uma alergia é o nosso sistema imunológico atacando algo que não deveria atacar, porque não foi calibrado corretamente.”

Peccia diz que a exposição aos micro-organismos dos animais durante os primeiros três meses de vida ajuda a estimular o sistema imunológico da criança para que não se torne sensível demais ao longo da vida.

 

Fonte: Opinião&Notícia

Deixe um comentário