Animais de estimação cada vez mais “humanizados”

 

Por Priscila Fagundes – opiniaoenoticia.com.br

Shampoo e sabonete com ouro 18K, fragrâncias inspiradas nos produtos da marca Victoria’s Secret e água com poder rejuvenescedor são algumas das novidades do setor.  
 
Produtos luxuosos e inovadores estão sendo cada vez mais requisitados por brasileiros donos de animais de estimação. É um novo filão de mercado que vem crescendo a cada ano. Os mimos vêm de todos os lados, desde roupas de grife a banhos (muito) especiais.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet), o setor movimentou cerca de R$ 11 bilhões em 2010. O Brasil tem atualmente mais de um animal de estimação para cada dois habitantes, o que significa um total de cerca de 98 milhões de bichinhos espalhados por lares de todo o país.

Como esse público, ou melhor, seus donos são exigentes, não param de surgir novidades no mercado, incluindo banhos especiais, como, por exemplo, hidratação de chocolate para os pelos, brinquedos importados, produtos de higiene e beleza, camas dos mais diversos modelos e tipos e roupas de grife. São acessórios que entram na despesa mensal dos brasileiros que não conseguem deixar de paparicar seus “melhores amigos”.

Em entrevista ao Uol, a gerente de marketing de uma grande loja de animais de estimação explica que a compra desses acessórios não é planejada, e sim feita por impulso. Um levantamento feito pela consultoria GS&MD revelou que já existem mais de 25 mil pet shops em todo o Brasil. Apenas em São Paulo, por exemplo, já há mais de 4 mil estabelecimentos deste tipo, que oferecem os mais diversos produtos e serviços, incluindo planos de saúde.

A nova Coca-Cola?

As lojas também vêm apostando no chamado “comércio de luxo” para animais. São vendidos produtos como ofurôs para cães e bolas que escovam os dentes dos animais. Tudo para deixar o bichinho o mais confortável possível.

As mais recentes novidades e produtos ainda inéditos no mercado estão sendo apresentados nesta semana na 10º edição da Pet South America, a principal feira do setor na América Latina, que aconteceu até esta quinta-feira, 20, em São Paulo.

Entre os lançamentos estão shampoo (cerca de R$ 40 por um frasco de 500 ml) e sabonete com ouro 18k, máscaras hidratantes, hidratação com vinhoterapia, fragrâncias inspiradas nos mundialmente famosos produtos da marca Victoria’s Secret, água com poder rejuvenescedor para cães e gatos, florais, acupuntura, rações feitas com ingredientes naturais, entre inúmeros outros luxos para os bichos de estimação.

André Lobato, dono da Amazon Pet Water, a “água que trará saúde e longevidade para seu melhor amigo”, disse em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo que essa novidade pode ser comparada “com o lançamento da Coca-Cola”. O preço sugerido para venda ao consumidor é de R$ 3,50 por garrafa de 500 ml.

Animais ganham nome e sobrenome

Exageros — ou não — à parte, diante de tantas novidades e do grande crescimento do setor, o processo de humanização dos bichinhos de estimação vem ganhando cada vez mais força e espaço entre os brasileiros.

“Mais do que um mercado em crescimento, esse é um mercado em fase de maturação”, explica Luiz Goes, sócio e diretor da GS&MD no site da consultoria: “o consumidor tem laços cada vez mais fortes com o animal: virou um integrante da família, está comendo melhor, indo mais ao veterinário e recebendo mais mimos”.

Já tem até dono registrando seus animais de estimação em cartório para oficializar a relação familiar, digamos assim. A certidão de nascimento identifica o animal por nome e sobrenome e traz ainda o nome dos donos, dos avós (humanos) e também dos padrinhos. O serviço foi criado há cerca de um mês e pode ser solicitado através do site Seu Pet com Sobrenome. O documento, oficial, custa R$ 98, fora o frete. Há ainda opções de certidão de batismo, casamento, óbito e até mesmo testamento.

 

Deixe um comentário